Estudo da Distrito mostra existência de 740 startups ESG, 70% na categoria Social

0

A Distrito, organização que apoia startups, corporações e investidores, auxiliando-as a gerar retornos exponenciais por meio de um ecossistema de inovação, mapeou, identificou e classificou as startups que oferecem soluções tecnológicas na categoria ESG. 

Lilian Natal, sócia da Distrito, head de Marketing da Distrito for Startups, afirma que hoje no mundo há um olhar para o sistema de inovação e principalmente para a ESG. "Cada vez mais em consonância com as práticas e também muito por conta da sociedade que valoriza cada vez mais marcas com sua própria gestão sustentável, e também pelo comportamento das novas gerações que já são a maioria do mercado de trabalho, que exige transparência e comprometimento social com foco em inovação", enfatizou.

Para demonstrar essa premissa, a pesquisa da Distrito indica que no Brasil hoje são 740 empresas com soluções ESG, sendo mais de 70% do investimento dirigidos à categoria Social, em razão dos grandes desafios do Brasil relacionados ao tema, e em outros 28 diferentes setores com soluções que auxiliam as empresas na transformação de seus processos e junto com grandes empresas ( 282)  fundadas nos últimos cinco anos. Neste período, de 2016 para cá, foram investidos US$ 51 bilhões em fundos sustentáveis.

"Somente no ano passado o investimento foi o dobro do anterior e esse ano novamente já se verifica uma tendência de alta e provavelmente teremos um novo recorde este ano", comentou a executiva que assegura que os investimentos estão caminhando para empresa que visam a sustentabilidade e a inovação aberta.

"O empreendedorismo social é apontado na nossa pesquisa com uma tendência de forte de crescimento, especialmente nos  negócios sociais que trazem impactos para as comunidades do entorno e de  responsabilidade social corporativa, mas também daquelas com uso de tecnologias que se cruzam muito com esses temas da empresa  como Inteligência Artificial, Gestão de dados e  as outras tecnologias que tem sido muito utilizadas para resolver mitigar problemas e imprimir as  melhores práticas de ESG", lembrou a executiva.

Ela destaca as áreas Social e Ambiental dividindo os  principais investimentos por volume, com evolução do crescimento do impacto delas desde 2019, quando mostradas nas principais estatísticas econômicas, que  já davam conta de que soluções de impacto iriam ter um crescimento muito maior nesta década e que a pandemia acelerou.

"Sabe-se que 90% de todo volume investido em ESG desde 2017, teve impacto em 2020 e cujo crescimento continua constante, tendo investimento um pouco menor em 2020, mas agora em 2021 deve verificar-se de novo esse aumento, principalmente em países como o Brasil ", disse.

Empresas que possuem uma percepção mais forte no mercado estão nas categorias saúde, benefícios, capacitação, fitness e bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores da empresa dentro da organização e também para os clientes dessas empresas. Segundo a pesquisa, as melhores estão classificadas pelo seu relacionamento, compreensão e transparência com os consumidores.

" O impacto positivo na economia local também é um ponto muito importante para esta percepção do mercado.  Além disso, aquelas com sistemas mais robustos de gestão e uso de tecnologias convergentes na segurança, na formação risco, bem como habilidades de gestão de impacto ambiental estão como as mais bem avaliadas", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.