Publicidade
Início Notícias E-Commerce PIX já é aceito por cerca de 1/3 das lojas online

PIX já é aceito por cerca de 1/3 das lojas online

0
Publicidade

O PIX tem conquistado uma parcela crescente de aceitação entre as modalidades de pagamento por parte dos maiores lojistas do e-commerce no Brasil: quase um terço deles (32,2%) já oferece essa opção aos clientes. Esse foi um dos dados apurados por um levantamento da GMattos, consultoria de e-commerce e meios de pagamento.

O estudo analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, nos mais diversos segmentos, entre os dias 3 e 12 de maio de 2021. Entre os estabelecimentos, constam Magalu, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Uber, Drogasil e Carrefour.

Na comparação com pesquisa similar realizada pela GMattos em março, a aceitação do PIX cresceu 6,8 pontos percentuais, saltando de 25,4% para 32,2%.

Em contrapartida, a aceitação do débito apresentou uma queda em patamar semelhante – menos 6,7 pontos percentuais em maio em relação a março, caindo de 42,3% para 35,6%. Essa diminuição se deveu principalmente ao débito bandeira, uma vez que o débito banco não apresentou variação significativa.

Na análise de Gastão Mattos, cofundador e gerente-geral da GMattos, a proximidade entre os percentuais de elevação do PIX e de baixa do débito não é coincidência.

Conforme o especialista já havia previsto por ocasião do estudo de março e das tendências que apontava, o PIX vem exercendo efeito predatório sobre o débito, ao contrário do que se imaginava com o surgimento da nova modalidade. Inicialmente, pensava-se que o PIX roubaria espaço do boleto, o que não aconteceu – este segue com o mesmo percentual de aceitação de março (83%), maior que o verificado em janeiro (74,6%).

Uma prova de que o PIX não ameaça o boleto é ambos caminharem bem juntos. Na edição de março do estudo da GMattos, 80% das lojas que aceitavam PIX também trabalhavam com boleto; em maio, essa proporção subiu para 89,5%.

É na comparação com o débito que os lojistas veem vantagens no PIX, por este ser forte em conveniência para o cliente e em sua distribuição no Brasil – mais de 80 milhões de CPFs -, além de ter uma alta taxa de conversão (superior a 90%). Para as lojas, esse ganho na conversão do pagamento faz com que o PIX gere receitas três vezes superiores às propiciadas pelo débito.

É preciso destacar ainda que o PIX vem em alta desde janeiro, de acordo com os estudos da GMattos. No primeiro mês do ano, sua aceitação era de 16,9%. Gastão Mattos inclusive estima que, ao longo dos próximos meses, o PIX deverá ultrapassar o débito no ranking das preferências dos lojistas do e-commerce no Brasil.

A nova modalidade, porém, precisa ainda ser aperfeiçoada em termos de usabilidade para o cliente. Nesse sentido, a GMattos analisou o fluxo de pagamentos via PIX em 7 lojas, e apenas em 3 delas ele foi considerado ideal, apresentando sincronismo total entre a experiência de autenticação no app do banco e a navegação no site da loja.

Ainda de acordo com o último levantamento da GMattos, o cartão de crédito (98,3%) e o boleto (83%) são as modalidades com maiores níveis de aceitação pelas lojas online, seguidas pelas wallets (52,5%). Estas sofreram pequena oscilação negativa na comparação de maio com março, quando tinham 54,2% de aceitação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile