Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial UNICAMP e Templo.cc criam Centro de Inteligência Artificial Aplicada

UNICAMP e Templo.cc criam Centro de Inteligência Artificial Aplicada

0
Publicidade

Em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Templo.cc, hub de inovação que desenvolve transformação digital e cultural em grandes companhias, lançará nos próximos meses um Centro de Inteligência Artificial Aplicada. Sob o nome de BI0S – Brazilian Institute of Data Science, tem como principal missão difundir a cultura de dados e promover a transformação digital no cenário brasileiro.

No período de cinco anos, o BI0S, que foi um dos seis centros aprovados pela chamada pública da FAPESP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Comitê Gestor na Internet no Brasil (CGI.br), receberá um investimento de R$ 10 milhões, sendo metade vindo de repasses públicos e a outra parte por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Com sede na própria UNICAMP, o BI0S pretende unir os trunfos da universidade, que tem tradição e excelência em pesquisa aplicada, com a expertise do Templo.cc, referência em inovação de mercado. “Com esse trabalho em conjunto, que engloba uma gama de empreendedores e cientistas de dados a nível mundial, queremos montar um Centro totalmente focado em inteligência artificial, nos propondo a resolver desafios reais de mercado e desenvolver um verdadeiro ecossistema integrado de inovação”, explica Herman Bessler, CEO do Templo.cc.

A iniciativa conta com mais de 120 pesquisadores da UNICAMP e de diversas instituições parceiras, como FIOCRUZ-RJ, ITA, UFABC, UFAM, USP – Ribeirão Preto, FITec, CPQD. Também conta com a parceria de empresas, como Hospital Israelita Albert Einstein, Motorola, Binder, Vera Cruz, IBM e Polo Digital.

“Precisamos assumir o protagonismo na transformação digital no Brasil, conjugando excelência científica com a ética nas aplicações da Inteligência Artificial. Precisamos falar a língua do setor produtivo e também ouvir as diversas demandas sociais por soluções, gerar inovação e transferir tecnologia a partir dos valores da universidade pública”, complementa o Professor Henrique Sá Earp, gestor executivo do BI0S.

De acordo com o Professor João Marcos Romano, diretor do BI0S, o projeto conta com diferentes trilhas de pesquisa. “Atuamos tanto na trilha da saúde, e por isso há uma parceria forte com a Faculdade de Ciências Médicas, quanto na trilha do agronegócio, envolvendo os colegas da Feagri e do Cepagri. Isso além de uma terceira trilha, que serve de base para as outras, dedicada à metodologia, ao estudo dos algoritmos, das técnicas e das bases teóricas da aprendizagem de máquina e da inteligência artificial”, complementa o pesquisador responsável pelo Centro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile