Publicidade
Início Notícias Gestão Saiba quais impactos de um software não original à segurança das empresas

Saiba quais impactos de um software não original à segurança das empresas

0
Publicidade

Post content – Embora muitas empresas estejam cientes da importância de utilizar apenas softwares originais em seus sistemas, produções tecnológicas e atendimento, algumas organizações por vezes subestimam esses riscos fazendo uso de softwares não genuínos, também conhecido como softwares não licenciados ou falsificados, que podem ocasionar inúmeras implicações técnicas, legais e, inclusive, financeiras a todos.   

Os danos causados a um cliente pela interrupção de suas atividades por motivo de vírus, malware e ciberataques são altamente prejudiciais à reputação da empresa que ofereceu e/ou comercializou um produto indevido. Esses danos podem custar à empresa um prejuízo de até 10 vezes o valor da compra de um sistema original, ou seja, de um software genuíno.   

Lei nº 9.609/1998   

É importante informar que o uso de um software não original é um ato criminoso estabelecido no artigo 9 da lei nº 9.609/1998 que trata da proteção da propriedade intelectual de programa de computador e determina que o uso de software no Brasil seja regido por um contrato de licença. Significa que, ao utilizar um produto sem autorização e respeito aos direitos autoriais, o usuário pratica um ato punível com multa, indenização e até prisão. 

Em pesquisas recentes, apontamentos mostram que quase 89% das empresas dos mais diversos setores já sofreram ciberataques que impactaram de modo prejudicial em suas produções nos 12 meses anteriores. Segundo a pesquida da Trend Micro:

Fonte da pesquisa Trend Micro:) empresa global de segurança cibernética: 

  • 40% dos entrevistados não conseguiram bloquear o ataque inicial;
  • 48% dos que interromperam os ciberataques não efetivaram melhorias para evitar riscos futuros;
  • Apenas 28% investiram em sistemas de nuvem;
  • Somente 26% investiram em implementações de segurança para o 5G.  

Por que é importante investir em cibersegurança?  

Conhecida por segurança cibernética, essa é uma parte importante da segurança da informação, que combina inúmeras técnicas e ferramentas com o objetivo de proteger ativamente os sistemas, as informações e os dados de uma organização contra ataques cibernéticos.   

A metodologia aplicada pela cibersegurança detecta e atua nos mais diversos cenários do espaço online, protegendo a integridade, a disponibilidade e a privacidade de informações sensíveis, sejam de empresas ou de pessoas. Além disso, englobam vários conceitos de segurança, que se renovam constantemente.   

Para atender a essa demanda tão importante do mercado, a Microsoft tem, como um de seus compromissos fundamentais, promover a segurança digital para todos, sendo profundamente inspirada em capacitar as pessoas a fazerem o importante trabalho de defender suas comunidades e organizações em um cenário de ameaças cibernéticas global. Considerando isso, a empresa desenvolveu a Academia Genuína. 

É uma comunidade criada em um espaço virtual totalmente protegido e seguro, no qual todos os clientes, parceiros de negócios e interessados podem ter acesso a mais conhecimento sobre a importância dos softwares originais.   

Trata-se de um ambiente imersivo e com materiais diversos, como vídeos, conteúdos digitais, dicas e testes disponíveis para acesso por meio do cadastramento via formulário do SharePoint. Os materiais apresentados na Academia Genuína ficam disponíveis para download dos parceiros e para o compartilhamento com clientes. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile