O Banco do Brasil inicia nesta semana sua operação de mobile banking no Japão. O BB será a primeira instituição financeira brasileira com atuação naquele país a oferecer esse serviço aos nipo-brasileiros. O banco tem sete agências naquele país, além de manter parceria com os correios local para atendimento aos cerca de 105 mil clientes no país. O novo serviço permitirá que os clientes do BB acessem suas contas no Japão e também no Brasil.
Dentre as transações oferecidas pelo Mobile Banking Japão (MBJ) estão o envio de remessas para o Brasil e um serviço on-line de cotações de moedas. Já para quem tem conta no país e queira acessá-la a partir de uma ligação do Japão, é possível fazer as mesmas transações do serviço que o BB já oferece por aqui: saldos de conta corrente e poupança, extrato de conta corrente, pagamentos de bloquetos de cobrança e de faturas (água, energia e telefone), transferência para contas de outros bancos, além da simulação e solicitação de empréstimos.
O projeto mobile do Banco do Brasil visa a construção de uma plataforma completa de atendimento, relacionamento e negócios por meio de aparelhos celulares. "Somos o único banco brasileiro que já atua com todas as tecnologias de mobilidade efetivamente seguras e com parcerias com as principais operadoras do Brasil e agora também do Japão", afirma o gerente-executivo do Projeto Mobile e Banco Eletrônico do BB, Raul Moreira.
O banco está de olho também nos brasileiros que ainda pretendem ir trabalhar no Japão. A idéia é que a comunidade nipo-brasileira residente no Brasil conheça as facilidades disponíveis no auto-atendimento pelo celular tanto para a conta daqui como para a conta do Japão. A estratégia é informar a esse público como proceder quando for trabalhar no Japão e que é possível, de lá, movimentar também sua conta no Brasil.
Para tanto, o BB montou estante ambientado com motivos alusivos à cultura japonesa no 9º Festival do Japão, que começou sábado (15/7) e vai até o domingo (23/7), em São Paulo. O estande oferece acesso a computadores com simulador do ?banco de bolso?. O evento faz parte do Calendário Oficial Turístico de São Paulo e das comemorações dos 98 anos da imigração japonesa no Brasil.