Globosat melhora gerenciamento com solução de nuvem híbrida da Microsoft

0

Um gerenciamento em nuvem seguro, fácil e eficiente. Esse foi o objetivo da Globosat com a implementação da ferramenta Systems Center 2012 e da plataforma Windows Azure, ambas da Microsoft.

O projeto foi desenvolvido entre dezembro do ano passado e janeiro de 2013, contemplando todo o departamento de tecnologia da informação (TI) da companhia.

A Globosat é uma programadora de conteúdo para televisão por assinatura, detentora de cerca de 40 canais pagos. O projeto foi desenvolvido para aumentar a eficácia operacional e simplificar o gerenciamento da companhia.

O System Center 2007 era a plataforma utilizada para monitorar os serviços disponibilizados na nuvem, cujo provedor de máquinas virtuais era da Amazon.

Entretanto, essa ferramenta oferecia um gerenciamento falho, tornando difícil até acompanhar o que estava acontecendo com o seu servidor internamente.

"Para fazer algo tão simples como criar uma máquina na nuvem, nós tínhamos que entrar num portal que era muito limitado e não funcionava corretamente", lembra Geraldo Pimenta, gerente de infraestrutura de TI da Globosat.

Segundo ele, a companhia precisava buscar no mercado uma solução que oferecesse disponibilidade, segurança e mais facilidade para os gestores.

Por já utilizar o System Center, a solução encontrada foi atualizar a plataforma de gerenciamento da Microsoft para a versão 2012. Além disso, a empresa decidiu implantar o Windows Azure, solução de armazenamento em nuvem da Microsoft. O projeto contemplou a adoção, também, do sistema Hyper-V 3.0.

"Nuvem é uma tendência de mercado. Nós vínhamos de um teste bem avançado com a Amazon, mas apenas depois que fomos apresentados ao Azure é que percebemos o potencial dessa ferramenta", conta Pimenta.

Parceira da Microsoft na implantação, a Lógica Tecnologia foi a responsável também por todo o planejamento da mudança.

Um dos benefícios do projeto é a agilidade na criação de uma máquina na nuvem. Se antes eram necessários de cinco a dez dias, com o System Center 2012 e o Windows Azure é possível fazer essa operação em apenas três cliques.

"Hoje, posso dizer que temos um monitoramento mais eficaz e híbrido, já que conseguimos monitorar os nossos recursos internos e na nuvem", conta Pimenta

A infraestrutura de TI da Globosat é um setor de apoio que provê serviços para várias áreas. Com o Windows Azure, o departamento de TI consegue passar um orçamento dos serviços de uma maneira muito mais rápida, em casos emergenciais.

A ferramenta também oferece para a Globosat uma gama de novas soluções e possibilidades no dia a dia da empresa. "O Windows Azure nos possibilita outros tipos de serviços, como criação de site, publicação de vídeo e streaming, entre outras aplicações", comemora o gerente de TI da Globosat.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.