Telemedicina: Tecnologia a favor do setor de saúde

0

A telemedicina representa o uso da videoconferência para expandir o atendimento à distância, realizar o treinamento de equipes médicas e difundir amplamente as informações na área de saúde, melhorando as experiências tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

Com esta tecnologia, as possíveis barreiras culturais, socioeconômicas e geográficas que cercam a medicina são ultrapassadas à medida que a necessidade de locomoção é excluída e que os serviços médicos e a informação chegam aos centros urbanos remotos e às comunidades carentes.
Em prol dos profissionais

A telemedicina pode ser praticada em hospitais e centros de saúde para que consultem outras instituições de referência para diversas atividades, como a discussão de casos clínicos ou assistência direta ao paciente que está em outra unidade de atendimento. Especialistas de todo o mundo ganham agilidade na troca de opiniões e experiências.

Outro ponto relevante é a possibilidade de treinar os profissionais da área da saúde ou ministrar aulas e palestras para estudantes de medicina com qualidade sem que precisem se deslocar para outras regiões do país ou do mundo. Como referência para este tipo de tecnologia, temos o sistema diferenciado de multimídia interativa integrado na sede do IRCAD em Barretos (SP), mais importante centro de pesquisa e tecnologia na área de cirurgia por vídeo laparoscopia.

Os equipamentos cirúrgicos fazem a captura da imagem durante a intervenção, enquanto as soluções utilizadas gravam e transmitem as imagens via internet ou presencialmente para a aplicação das aulas, permitindo a capacitação simultânea de um grande número de profissionais.

A transmissão bidirecional de áudio e vídeo permite que os alunos interajam com o professor em tempo real, como se estivessem acompanhando a cirurgia fisicamente. Com isto, apenas a equipe diretamente envolvida no procedimento precisa estar no centro cirúrgico, evitando riscos ao paciente.

Em prol dos pacientes

Atender comunidades em locais de difícil acesso e em regiões mais afastadas torna-se mais simples, os médicos da região podem integrar-se aos serviços de saúde localizados em hospitais e centros de referência, proporcionando ao paciente um atendimento completo incluindo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Há problemas de saúde que requerem dedicação total dos profissionais para que sejam tratados de forma eficaz, assim, a telemedicina permite que especialistas mantenham-se conectados aos seus pacientes, em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de viagens frequentes.

A comunicação por vídeo também faz grande diferença no caso de pacientes que não podem se locomover, o acompanhamento médico pode ser realizado em sua própria residência através de um equipamento de videoconferência ou de sua versão móvel, tornando-o mais próximo e constante.

Existe, ainda, um campo pouco explorado: a disponibilização de equipamentos de videoconferência nos quartos dos hospitais. Com eles, os pacientes isolados por motivos infecciosos poderiam entrar em contato com seus entes sem comprometer a saúde dos mesmos.

Alex Bilich, gerente de Produtos da Seal Telecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.