Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Ford Europa teste robôs colaborativos para a indústria 4.0

Ford Europa teste robôs colaborativos para a indústria 4.0

0
New collaborative robots, also known as co-bots, are first being used to help workers fit shock absorbers to Fiesta cars, a task that requires pinpoint accuracy, strength, and a high level of dexterity. Employees work hand-in-hand with the robots to ensure a perfect fit every time.
Publicidade

A Ford é uma das pioneiras no uso dos chamados robôs colaborativos, ou “co-bots”, a nova tecnologia robótica, em fase inicial de testes na fábrica de Colônia, na Alemanha, que marca a entrada da Ford na era da “Indústria 4.0”, termo usado para descrever a quarta revolução industrial, abrangendo tecnologias de automação, troca de dados (IoT) e manufatura. Uma curiosidade desses robôs é a sua capacidade de realizar qualquer tarefa, como fazer café e massagem, como mostra este vídeo.

Máquinas supersensíveis, estão sendo usadas na montagem de amortecedores na linha do Fiesta, garantindo precisão e encaixe perfeito das peças com menor esforço dos empregados. “A Ford ouviu mais de  mil trabalhadores para identificar a melhor aplicação dos robôs colaborativos. Eles estão ajudando a tornar as tarefas mais fáceis, seguras e rápidas, com habilidades que abrem possibilidades ilimitadas para a produção e design de novos modelos da Ford”, diz Karl Anton, diretor de operações de veículos da Ford Europa.

Os “co-bots”

Com pouco mais de 90 cm de altura, os “co-bots” trabalham ao lado dos montadores em duas estações. Mais do que suportar o peso da ferramenta de instalação, eles permitem aos trabalhadores levantar e posicionar o amortecedor automaticamente no arco da roda, completando a instalação com o aperto de um botão. “Trabalhar com ferramentas pneumáticas suspensas pesadas é uma tarefa difícil, que exige força, resistência e precisão. O robô é de grande ajuda”, diz Ngali Bongongo, montador da fábrica da Ford.

Os robôs têm sensores de alta tecnologia para detectar a presença de mãos ou dedos no caminho e param imediatamente para garantir a segurança. Tecnologia semelhante é usada na indústria farmacêutica e eletrônica. O programa foi desenvolvido durante dois anos em parceria com o fabricante alemão de robôs KUKA Roboter GmbH.

“Estamos orgulhosos de mostrar as capacidades da nossa nova geração de robôs sensíveis, que estão auxiliando os trabalhadores da Ford a realizar tarefas com desafios técnicos e ergonômicos”, diz Klaus Link, gerente da KUKA Roboter. “Em parceria com a Ford e com base na resposta dos empregados, estamos estudando a ampliação do seu uso em outras aplicações.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile