As mudanças frequentes nas regulamentações brasileiras e a necessidade da rápida adequação dos gestores às políticas fiscais ainda são um desafio para as empresas. Para atender as demandas de forma eficiente, a Trinitá Grupo de Saneamento – que atua nas áreas de Saneamento, Construção Civil e Energia Elétrica em Santa Catarina – adotou a solução da Jiva para aperfeiçoar os processos internos e estratégicos da empresa.
Lucas Clivati, gerente financeiro da Trinitá explica que o crescimento da empresa em 2014 e o aumento do volume das informações com a união do Grupo com outras duas empresas foram fundamentais para a troca do antigo sistema de gestão, que já não se mostrava atualizado em relação às necessidades da empresa. "A abrangência de nossas áreas de atuação, somada a exigência de implantações rápidas, e as diferentes formas de faturamento em função do segmento que atuamos, nos mostrava que precisávamos de um sistema mais robusto e sob medida, assim como o ERP da Jiva", afirma.
Com uma base de 20 mil clientes atendidos nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, Clivati ressalta os benefícios obtidos com a implantação. "Nossa atuação pela região Sul é extensa, mas com o novo ERP já conseguimos segmentar cerca de 40% dos nossos clientes no banco de dados, o que nos permite ter acesso a informações atualizadas e confiáveis, além de agilizar a tomada de decisão dos processos e aumentar nossa produtividade".
Outro diferencial destacado pelo executivo foi a facilidade na geração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). "A flexibilidade do sistema nos permite customizar boletos e itens para faturamento de acordo com nossas necessidades, com isso ganhamos 30% em produtividade na geração de notas e encaminhamento de boletos feito tudo de forma automatizada" ressalta.
Após quase um ano do término da implantação, 80% do banco de dados já está integrado ao Jiva e o maior desafio foi a migração dos dados, de acordo com informações de Clivati. "Como nosso sistema anterior era muito antigo, tivemos problemas com o histórico dos clientes ao fazer a migração para o novo ERP, mas foi um processo necessário para a evolução dos negócios", destaca.
Para o futuro, a Trinitá Grupo de Saneamento, que hoje tem o ERP Jiva implantado nas áreas Financeira, Comercial, Produção e Departamento Pessoal, planeja melhorar seu gerenciamento de frota para que os usuários tenham conhecimento em tempo real do status dos serviços e qual valor cobrado, agilizando todos os processos.