Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) CERT.br registra aumento de ataques de negação de serviço em 2016

CERT.br registra aumento de ataques de negação de serviço em 2016

0
Publicidade

Os ataques de negação de serviço (DDoS) cresceram 138% em 2016. Segundo o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), também as notificações de casos de páginas falsas de bancos e sítios de comércio eletrônico (phishing) aumentaram, registrando expansão de 37%.

CERT.br recebeu 647.112 notificações de incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no País em 2016, número 10% menor que o total de 2015. As notificações são informadas ao CERT.br de forma voluntária por administradores de redes e usuários de Internet.

As notificações de varreduras de SMTP (25/TCP) – serviço que, quando abusado, serve para o envio de spam, – eram menos de 7% do total em 2015, e agora correspondem a 30% de todas as varreduras.

O CERT.br recebeu 60.432 notificações sobre computadores que participaram de ataques de negação de serviço (DoS), número 138% maior que em 2015.

A maior parte dessas notificações correspondem a ataques originados por equipamentos de IoT (Internet das Coisas) infectados e que fazem parte de botnets. Observou-se, também, uma sensível queda no número de notificações de DoS que envolvem protocolos de rede que podem ser utilizados como amplificadores, tais como: CHARGEN (19/UDP), DNS (53/UDP), NTP (123/UDP), SNMP (161/UDP) e SSDP (1900/UDP).

Cristine Hoepers, gerente do CERT.br, reforça que, mesmo com a queda nos ataques envolvendo amplificação ainda é preciso atenção por parte dos administradores de redes.

Foram informadas 102.718 notificações de tentativas de fraude em 2016 – uma queda de 39% em relação a 2015. Também caíram 46% em relação ao ano anterior as notificações sobre Cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais. Já as notificações de casos de páginas falsas de bancos e sítios de comércio eletrônico (phishing clássico) aumentaram 37%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile