Publicidade
Início Blogueria Preparando seu trabalho para a nuvem: desenvolvendo habilidades para o mundo da...

Preparando seu trabalho para a nuvem: desenvolvendo habilidades para o mundo da TI híbrida

0
Publicidade

Na era da nuvem, como profissional de TI, você está sendo forçado a adotar novas funções e assumir novas responsabilidades para as quais pode não se sentir capacitado. As empresas estão se tornando cada vez mais híbridas, cabendo a você o gerenciamento, a proteção, o monitoramento e a correção de questões tecnológicas no local e na nuvem. É claro que isso acarreta riscos porque implica no gerenciamento de camadas críticas dos serviços de aplicativos entre redes, sistemas e serviços que você não controla e não são de sua responsabilidade. Na verdade, em muitos casos, você pode nem ter visibilidade de todos os ambientes nos quais a garantia do desempenho é sua responsabilidade. De fato, o Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2017 revelou que faltam controle e visibilidade de seus ambientes de nuvem a mais de 40% dos profissionais de TI brasileiros pesquisados.

Apesar disso, as funções tradicionais e baseadas em silos estão convergindo, e você, como profissional de TI, precisa de foco intenso no aprimoramento e no cultivo dos conjuntos de habilidades fundamentais, como automação e análise de dados, que o conduzirão à nuvem. E não é só isso: você também precisa ser capaz de lidar com as tendências tecnológicas mais recentes que afetam o cenário dos negócios, principalmente as tecnologias que afetam sua organização. Ser “deixado para trás” é uma possibilidade muito real; mesmo um profissional de TI veterano corre o risco de perder projetos interessantes, um lugar na mesa com os tomadores de decisão ou mesmo uma promoção para alguém mais capacitado para lidar com as novas responsabilidades associadas à nuvem e à TI híbrida. Na verdade, quase 60% dos profissionais de TI pesquisados também indicaram que suas organizações contrataram ou reatribuíram pessoal de TI para a finalidade específica de gerenciar a nuvem e tecnologias relacionadas à nuvem, ou planejam contratar ou reatribuir pessoal de TI para isso no futuro próximo.

Uma lacuna nas habilidades da equipe de TI é um dos maiores desafios que os negócios enfrentam hoje. Considere o exemplo de executivos que desejam migrar uma parte significativa da infraestrutura para a nuvem. Sem você, um profissional de TI que sabe que 30% dos pesquisados tiveram de migrar algo de volta para o local, quem ofereceria orientação sobre os motivos pelos quais isso pode não ser uma decisão tão inteligente assim? Caso contrário, a organização pode acabar sofrendo duas vezes: uma vez quando ficar difícil migrar para a nuvem e mais outra quando ela precisar passar pela recuperação. O que precisamos saber? Quais cargas de trabalho migrar para a nuvem, quanto tempo a migração levará, as implicações da migração, o melhor fornecedor a escolher para se adequar a seus objetivos e como fazer escolhas de configuração adequadas.

E, embora migrações de nuvem possam ser trazidas de volta para o local (na maior parte das vezes por problemas de segurança/conformidade, baixo desempenho ou outros desafios tecnológicos, de acordo com a pesquisa), é mais importante do que nunca atuar como uma base de dados de conhecimento para a organização e acertar da primeira vez.

Desenvolvendo habilidades fundamentais: amplitude, profundidade ou especialização?

Especializar-se em paradigmas tecnológicos relacionados à nuvem e desenvolver um vasto conhecimento das diversas facetas dela é crucial para o sucesso. Entenda o que “migrar para a nuvem” significa para a sua organização: implementar uma solução baseada na nuvem no setor jurídico será drasticamente diferente de fazer o mesmo na área da saúde, por exemplo.

Conforme mencionado anteriormente, dispor de habilidades em automação e análise de dados é algo muito importante. Para aprimorá-las, refine suas habilidades de raciocínio analítico. Estatística é um caminho a seguir, e não uma habilidade a ser desenvolvida; embora o pensamento lógico e a análise adequada não sejam necessários para a estatística, eles são necessários para aprimorar o pensamento analítico. Além disso, concentre-se em várias facetas de dados como coleta, curadoria, limpeza, análise e relatórios de dados.

 Certificações são mais uma forma de desenvolver um conhecimento vasto da tecnologia da nuvem. Você pode desenvolver habilidades para levar às suas empresas e também revelar a possibilidade de descobrir uma nova paixão tecnológica. As certificações de nuvem podem tornar você mais comercializável, particularmente certificações do Amazon Web Services™ e certificações relacionadas à computação sem servidores. No entanto, as certificações de nuvem “gerais” são ótimas para obter um conhecimento vasto do tópico e descobrir áreas nas quais você deseja se especializar mais.

Práticas recomendadas para deixar o seu trabalho “à prova da nuvem”

Embora não haja uma certificação mestre que garanta o emprego dos sonhos ou todas as respostas, há algumas diretrizes que podem ajudar você a aprender novas habilidades com rapidez e ter sucesso na era da TI híbrida:

  • Aprenda sobre a nuvem: explore ofertas gratuitas de nuvem. Antes de comprometer o orçamento, descubra as diferentes opções de nuvem. Essa estratégia não só contém valor de negócios, mas também oferece uma oportunidade para ajudar você a descobrir uma nova paixão.
  • Seja ao mesmo tempo um especialista e um generalista: Aprimore habilidades que sejam especializadas o bastante para fazer bem o trabalho, mas amplas o bastante para transferir trabalhos em outras plataformas e mercados verticais. Quase quatro em cinco profissionais de TI (78%) pesquisados afirmaram que suas organizações usam até três ambientes de fornecedor de nuvem, com a maior porcentagem usando de dois a três.
  • Obtenha uma certificação de iniciante: As certificações oferecem a você uma noção do escopo e da amplitude do ambiente de nuvem. Veja algumas certificações de nuvem que profissionais de TI podem considerar: CompTIA Cloud+, MCSE: Cloud Platform and Infrastructure, VMware VCP6 – Cloud, AWS Certified Solutions Architect – Professional e Dell EMCCA: EMC Cloud Architect.
  • Torne-se um cientista de dados: Aprenda a amar a matemática por trás da nuvem. Desenvolva o pensamento lógico e a análise adequada.
  • Aprenda sobre interfaces: Conheça as interfaces e adapte-se conforme elas mudam. Nem sempre é necessário aprender completamente novas tecnologias, mas é necessário refinar as habilidades de script existentes.

Os profissionais de TI que estão operando ou vão operar em ambientes de TI híbridos (e isso abrange praticamente todo mundo) devem desenvolver novas habilidades para permanecer relevantes. Permitir que a era da nuvem passe sem participar dela coloca você em desvantagem; portanto, para evitar ser deixado para trás, aprenda sobre a nuvem tanto em aspectos gerais quanto específicos. Explorar ferramentas gratuitas e obter certificações de iniciante contribuem para desenvolver habilidades específicas que podem ser levadas aos negócios e descobrir projetos que despertem interesse. Embora a nuvem possa parecer algo intimidador, desenvolver as habilidades certas pode fazer você decolar.

Leon Adato, head Geek da SolarWinds.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile