O encontro entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a delegação composta por membros do governo japonês e da indústria de tecnologia, realizado na quinta-feira (16/8) para tratarem da parceria entre o Brasil e o Japão na implantação do sistema nipo-brasileiro de TV digital, pode resultar em novas parcerias entre os dois países. Uma delas, já acertada, será a divulgação do sistema nipo-brasileiro na América do Sul.
?O projeto Nipo-Brasileiro tem um mercado imediato e potencial de 300 a 400 milhões, que é a América latina?, disse o ministro. O Brasil é responsável por metade desse mercado.
A comitiva, liderada pelo ministro dos Negócios Internos e Comunicações, Yoshihide Suga, visitará o Chile e Argentina para apresentar o sistema que tem como base o padrão de TV digital ISDB-T ( Integrated Services Digital Broad) que está em fase de implantação no Japão, como fez anteriormente o governo brasileiro.
Tanto Hélio Costa quanto o ministro japonês salientaram que a cooperação entre os dois países não resume apenas à implantação da TV digital, mas também em outras áreas, como o desenvolvimento de softwares e a transferência de tecnologia.
?Espero que este ano seja o último em que fabricamos os televisores do início do século passado aqui no Brasil. Temos de transformar a nossa indústria para que seja moderna e competitiva. Para isso, precisamos começar a fabricar aparelhos de LCD e Plasma e não apenas montá-los como acontece hoje?, afirmou Hélio Costa.