O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a atingir o índice de 100% das prefeituras com sites na internet, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A meta de 100%, prevista no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio, lançado há um ano pela Firjan, estabelecia 2008 como o prazo para atingir essa marca. Durante o ano passado, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, foi a cada região do estado oferecer o projeto ?E-gov ? Desburocratização Eletrônica?, um convênio para as prefeituras que não dispunham do serviço.
O pacote de ajuda, oferecido em parceria com o Sebrae-RJ, incluiu financiamento e consultoria técnica. Assim foram construídos os 26 sites que faltavam, de municípios como Aperibé, Miracema, Rio das Flores e São Sebastião do Alto.
O projeto E-Gov nasceu da necessidade de eliminar os obstáculos burocráticos ao desenvolvimento econômico e social do estado. A primeira fase do projeto mapeou todos os 92 municípios, registrando quais não tinham sites e, entre os que tinham, a abrangência e a eficiência no atendimento ao público. Três pesquisas foram feitas, a primeira em 2002 e a última em junho deste ano.
O objetivo é estimular o avanço do governo eletrônico, já que as ferramentas da informática podem significar o fim das filas no serviço público, como matrícula escolar na rede municipal de ensino e emissão de alvará, além de colaborar para a transparência das contas, diminuir os gastos públicos e de fiscalização.
Para comemorar esse feito, o governador Sérgio Cabral e os 92 prefeitos do estado do Rio de Janeiro receberão nesta segunda-feira (20/8), no auditório da Firjan, uma edição especial do Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica, promovido pelo Sistema Firjan e FGV Projetos.