Google Street View agora é investigado na Espanha

0

Depois de ser alvo de investigações por quase toda a Europa, o Google Street View, projeto do site de buscas para fotografar e mapear as ruas de todo o mundo, agora será averiguado na Espanha. A juíza federal Raquel Fernandino quer apurar se o projeto violou a lei de privacidade do país por meio da coleta dos dados de acesso à internet de redes sem fio desprotegidas.
Em maio deste ano, depois de denunciado por um órgão regulador alemão, o Google foi obrigado a admitir que os carros do Street View haviam armazenado, sem autorização, dados de acesso à web de redes Wi-Fi em todos os 30 países fotografados para o projeto.
O site de buscas atribuiu a culpa, no entanto, a um erro de programação no software que os carros usaram para entrar na internet, e disse que estava à disposição dos órgãos reguladores para discutir o assunto.
Em um processo impetrado no início do mês, mas só divulgado nesta terça-feira, 17, a Asociação Espanhola para Prevenção e Estudo de Delitos, Abusos e Negligências na Informática e Comunicações Avançadas (Apedancia) acusa o Google de violar a lei espanhola que proíbe a coleta ou interceptação não autorizadas de informações pessoais relacionadas a comunicações. Depois de analisar o documento, a juíza decidiu convocar o representante do Google Espanha para explicar a coleta de dados e esclarecer um comitê técnico sobre possíveis infrações regulatórias.
Caso a juíza entenda o caso como um crime, nos critérios descritos pela Apedancia, a sentença pode envolver punições financeiras e até mesmo a prisão dos responsáveis pela empresa no país. A audiência com o Google está marcada para a primeira semana de outubro. Com informações do New York Times.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.