Publicidade
Início Notícias Comunicações Oi aprova proposta de consórcio com Claro para renovar rede do Ministério...

Oi aprova proposta de consórcio com Claro para renovar rede do Ministério da Saúde

1
Publicidade

Por meio da divulgação de ata de assembleia realizada na semana passada, a Oi comunicou ao mercado nesta quarta, 17, que o conselho de administração da empresa aprovou a participação em uma proposta de constituição de consórcio para modernizar a infraestrutura de rede para órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, a Rede Infosus III. O consórcio, que seria contratado pelo governo com previsão de execução em 60 meses, tem como finalidade interligar todos os órgãos ligados ao SUS, entre a Secretaria de Saúde, SAMU e demais entidades por meio de rede de comunicação de dados MPLS e IP, incluindo acesso à Internet, segurança de acesso e dados e monitoramento.

De acordo com a ata da reunião de 10 de agosto, a Oi terá 7,5% de participação no Consórcio Rede Infosus III, enquanto a Telemar Norte Leste (também parte do Grupo Oi, em recuperação judicial), terá 11,5%. A líder do consórcio será a Claro, com 76% de participação. Já a fornecedora de soluções de outsourcing de telecomunicações e TI Primesys terá participação de 5%. Procuradas por este noticiário às 19h30 desta quarta-feira para mais esclarecimentos, Oi e Claro ainda não haviam retornado.

No portal de acesso à informação do Ministério da Saúde não há processo de licitação em aberto para o Infosus III, mas consta um termo de referência datado de março de 2015 que define o projeto. Segundo o documento, são 639 links com velocidades que variam de 6 Mbps até 1 Gbps. A justificativa é que a contratação da nova rede “permitirá adotar mecanismos que melhorem a conectividade e suas velocidades, agreguem serviços novos necessários de teleconferência, elevem a segurança das operações realizadas através da rede, com especial atenção aos aspectos de disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação”, além de atender a projetos específicos da pasta, como o de combate à AIDS.

Na época do termo de referência, e de acordo com pesquisa realizada pelo próprio Ministério, o valor global estimado do projeto era de R$ 99,3 milhões. Nota-se, contudo, que o contrato no documento tinha previsão de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, enquanto o comunicado da Oi cita 60 meses. O termo de referência do Ministério da Saúde pode ser consultado clicando aqui.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile