Publicidade
Início Notícias Inovação Magalu tem trimestre de recordes de vendas em plataformas digitais

Magalu tem trimestre de recordes de vendas em plataformas digitais

0
Publicidade

O Magazine Luiza acaba de informar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2020. Apesar do impacto do combate à pandemia de covid-19, que levou ao fechamento das lojas em grande parte do período, o Magalu registrou taxas históricas de crescimento das vendas totais e do e-commerce.

Entre os meses de abril e junho, a companhia atingiu vendas totais de 8,6 bilhões de reais, um crescimento de 49% frente ao mesmo trimestre do ano passado – mesmo com a grande maioria das lojas físicas fechadas no período. Ao atingir esse volume de vendas, o Magalu, segundo a empresa, se torna o maior varejista de bens duráveis do Brasil.

No mesmo período, a operação digital da empresa — formada por site, superapp, marketplace, Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual — apresentou a maior expansão do mercado: 182%. De acordo com o E-bit, o setor de e-commerce avançou 70,4%. O principal destaque da operação digital do Magalu foi o marketplace, responsável pela venda de produtos de 32 000 sellers, que cresceu 214% no trimestre. Com a maior parte das lojas físicas fechadas, o e-commerce passou a representar 78,5% das receitas totais da companhia. A Netshoes, por sua vez, assumiu a liderança do varejo nacional de artigos esportivos.

“O cenário de pandemia, com suas enormes transformações, mostrou que o Magalu era a empresa mais preparada para enfrentar a crise e sair dela fortalecida”, diz Frederico Trajano, CEO da companhia. “Tínhamos o modelo de negócios ideal e a melhor equipe.”

O resultado da empresa evoluiu significativamente ao longo do trimestre. O Magalu registrou prejuízo de 62,5 milhões de reais, reflexo da decisão de fechar todos os pontos, mesmo antes dos decretos municipais e estaduais, e, ainda assim, manter os empregos. Mas, conforme as unidades da empresa eram progressivamente reabertas — o trimestre foi encerrado com uma média de 64% das lojas em operação — os resultados voltaram a aparecer. Em junho, as vendas totais do Magalu aumentaram 85%, com lucro de 93 milhões de reais.

O crescimento exponencial não aconteceu às custas do caixa. Ao contrário. Entre abril e junho, o Magalu gerou um caixa operacional de 2,2 bilhões de reais — o maior já registrado pela companhia em um único trimestre. O caixa líquido total atingiu, em junho, 5,8 bilhões de reais. “Cash is king. Nossa capacidade de gerar caixa garante a sustentabilidade do crescimento acelerado do Magalu”, afirma Trajano.

Pilares Reforçados

As conquistas do período provam que os pilares definidos pelo Magalu — novas categorias, entrega mais rápida, marketplace, Magalu as a Service e crescimento exponencial — são sólidos e estão fazendo da empresa o sistema operacional do varejo brasileiro.

Na busca por novas categorias, o Magalu deu ênfase especial aos produtos de mercado, fundamentais no dia a dia das famílias que, por um bom tempo, tiveram de permanecer isoladas. No segundo trimestre, mais de 3 milhões de itens desse tipo foram vendidos. No ano do #TemNoMagalu, mercado se tornou a categoria líder no e-commerce da empresa em quantidade de itens vendidos. O sortimento com estoque próprio cresceu e a companhia passou a comprar diretamente de fornecedores como Unilever, Ambev, Procter & Gamble, Coca-Cola Femsa e Heineken. O número de marcas disponíveis dobrou em relação aos três primeiros meses deste ano.

Os artigos esportivos e de moda, sob a responsabilidade da Netshoes, foram outro destaque. A empresa foi a campeã de vendas do setor num período em que o cliente precisou transferir a atividade física das academias para dentro de casa. E chegou ao final do trimestre com lucro líquido. Fenômeno semelhante ocorreu com a categoria de beleza e cuidados pessoais. Entre abril e junho, a Época Cosméticos registrou lucro, cresceu 167% e superou 1 milhão de clientes ativos.

A expansão da oferta de produtos — própria e de terceiros — e as mudanças nos hábitos de consumo levaram a transformações na logística, de forma a garantir a entrega mais rápida do mercado, com custos competitivos. Com as lojas parcialmente fechadas, o Magalu acelerou sua estratégia de ship-from-store — 700 das mais de 1 100 lojas físicas foram convertidas em dark stores e entregaram diretamente para o cliente.

No superapp, as operações realizadas pelos clientes ficaram cada vez mais integradas. No início do ano, o Magalu Pay — a conta digital multicanal da companhia — ficou disponível. Em julho, foi lançada uma agressiva campanha de cashback, na qual os clientes podem receber dinheiro de volta comprando no Magalu e ativando sua conta digital, de forma rápida, simples e intuitiva. Desde o lançamento, milhares de clientes — das lojas físicas e do e-commerce — já receberam dinheiro de volta nas suas compras e o Magaly Pay superou a marca de 1 milhão de contas abertas.

O período crítico da pandemia foi especialmente importante para o pilar Magalu as a Service (MaaS). Foi por meio dele que milhares de sellers e de pequenos empreendedores puderam avançar ou iniciar o processo de digitalização dos negócios. O Parceiro Magalu, lançado em março, é hoje uma das principais manifestações do propósito da companhia: digitalizar o varejo brasileiro.

Por meio do Magalu Pagamentos, o seller pode antecipar seus recebíveis automaticamente. Com isso, o serviço atingiu 3 bilhões de reais desde seu lançamento. E 85% dos sellers adotaram o Magalu Entregas, sendo que 800 deles já optaram pelo modelo de cross docking.

O pilar do MaaS foi recentemente reforçado por aquisições em série. No final de julho, o Magalu anunciou a compra da Hubsales, entrando no segmento Factory to Consumers (F2C) e integrará produtores de diversos pólos industriais. Assim, além de digitalizar o varejo, a companhia se transforma também num vetor de digitalização de parte do setor industrial brasileiro. Dias depois, o Magalu fechou a aquisição do site de conteúdo de tecnologia Canaltech e da plataforma Inloco Media, lançando, então, o MagaluAds. As operações marcam a estreia da companhia no segmento de publicidade online, combinando a geração de conteúdo e a audiência com a plataforma para venda de mídia digital. A solução da empresa já nasce com 80 milhões de visitantes únicos ao mês.

Terceiro trimestre começa forte

Em julho, primeiro mês do terceiro trimestre, as vendas totais cresceram 82%. O e-commerce continuou em ritmo acelerado, com uma expansão de 162% em relação a julho de 2019 — já com a Netshoes na base de comparação. Com cerca de 70% das unidades abertas, as vendas nas lojas cresceram 10%, reforçando a importância do mundo físico para a estratégia da companhia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile