Microsoft vai oferecer serviços de cloud usando satélites O3b mPOWER da SES

0

A SES anuncia nesta terça-feira, 17, a Microsoft como o primeiro cliente provedor de nuvem a contratar seu sistema de órbita terrestre média (MEO) de próxima geração – O3b mPOWER. A Microsoft planeja utilizar os serviços de conectividade de alto desempenho MEO para apresentar suas soluções Azure Orbital, que integram a conectividade via satélite aos serviços do Azure. A Microsoft ainda usará a atual constelação MEO da SES para já começar a fornecer conectividade, antes de migrar para o O3b mPOWER no próximo ano.

Segundo Ruy Pinto, Chief Technology Officer da SES, a solução permitirá a Microsoft oferecer o chamado "Data Center Móvel", que poderá oferecer capacidade de nuvem em qualquer lugar, com baixo custo e flexibilidade. Além de fazer orquestração de nuvem  "Mas o mais importante que é que estamos indo além, fazendo desenvolvimento conjunto para oferecer soluções inovadoras ao mercado".

O atual sistema O3b e o novo O3b mPOWER da SES operam na órbita média, cerca de 8.000 km acima da superfície terrestre. Quando estiver totalmente operacional em 2022, o O3b mPOWER oferecerá um aumento sem precedentes de flexibilidade e taxa de transferência para qualquer local da rede Azure no planeta.

"Utilizar o sistema de órbita terrestre média da SES aumenta o poder do Azure Orbital e nos permite oferecer mais resiliência e soluções de conectividade de satélite abrangentes para nossos clientes", comenta William Chappell, vice-presidente, Azure Global, Microsoft.

"A implantação de nosso inovador sistema O3b mPOWER pela Microsoft é mais um passo em nossa colaboração para levar serviços de nuvem do Azure, de alto desempenho e baixa latência, para clientes em todo o mundo", afirma JP Hemingway, CEO da SES Networks. "O3b mPOWER apresentará novos níveis de conectividade por satélite em escala de nuvem, automação inteligente e serviços gerenciados que estendem o alcance e liberam mais recursos para os usuários de computação em nuvem", completa.

Os planos da Microsoft de implantar o O3b mPOWER nas locações de rede do Azure é outra etapa na estreita colaboração entre as duas empresas. A SES está co-localizando quatro de seus gateways O3b mPOWER diretamente nos data centers do Azure ou próximo a eles; é a parceira inicial de conectividade de?satélite?de órbita terrestre média (MEO) para o Microsoft Azure Orbital; e parceira de?satélite?Azure ExpressRoute; e a primeira operadora de?satélite?a implementar a Open Network Automation Platform (ONAP) usando a tecnologia NFV no Azure.

Ganhando impulso com O3b mPOWER 

À medida que o lançamento do O3b mPOWER se aproxima no final deste ano, o sistema continua a ganhar força com os clientes em todas as geografias e segmentos de mercado. Além do Microsoft Azure como o primeiro provedor de nuvem, outros clientes O3b mPOWER incluem a Orange para redes corporativas e móveis aprimoradas e grandes operadoras de cruzeiros marítimos como Carnival e Virgin Voyages.

Com o 5G entrando nas capitais, a SES vê oportunidade de oferecer serviços de 4G de baixa latência para expansão das  redes nas cidades menores; a construção de redes privadas de nova geração na área pública; supervisão e monitoramento de drones tipo VANT para uso no agronegócio; oferecer redundância de rede de fibras; vídeo IP, entre outras oportunidade de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.