Cinco práticas que veremos em tecnologia industrial nos próximos anos

0

A cada dia, fábricas do mundo todo adotam novas tecnologias e seguem tendências visando transformar processos e otimizar ainda mais a produção. Desde o começo da pandemia, os fabricantes e consumidores têm visto uma grande escassez de alguns produtos bem específicos, como é o caso dos chips para sistemas eletrônicos. Esse problema criou um imenso gargalo na manufatura e uma pressão enorme em diferentes empresas e países. 

O aumento da demanda, os problemas na cadeia produtiva e a escassez de materiais brutos contribuíram para uma mudança de pensamento radical nas empresas, o reshoring para os países de origem das multinacionais começou a se tornar mais vantajoso. Esse conceito, nada mais é do que a re-nacionalização das fábricas das multinacionais para os países de origem. Ou seja, é o retorno de empresas alemãs para a Alemanha, abrindo mão das instalações em países do sudeste asiático, por exemplo. 

Além disso, notícias de ataques de ransomware contra empresas e fábricas têm acendido um alerta em empresas de todo o mundo sobre cibersegurança. Em 2021, a empresa Colonial Pipeline foi atacada por um grupo de hackers russos por meio da rede VPN usada pelos trabalhadores para acessar remotamente seu sistema. Com isso, faz-se cada vez mais importante um investimento em sistemas de segurança sólidos e recorrentemente testados.  

Veremos também o uso contínuo da manutenção preditiva, visto que ela tem ganhado cada vez mais espaço e atenção nas fábricas por ajudar a coletar dados de diferentes aspectos do processo de manufatura industrial. Agora não é mais necessário contar com manutenções periódicas baseadas no calendário, o desempenho da peça ou equipamento é o que dita o ritmo das visitas do técnico. Isso, a longo prazo, representa economia de recursos, já que muitas revisões são eliminadas da rotina e os erros são mitigados pela análise precisa dos equipamentos.  

Além disso, podemos citar a sustentabilidade, que já não é mais uma peça de propaganda para as multinacionais, é agora uma preocupação real e palpável para a maioria dos negócios ao redor do mundo, e também a robótica colaborativa aplicada dentro da indústria 4.0, que fez com que os cobots parassem de trabalhar como humanos e passaram a funcionar com humanos, lado a lado nas linhas de produção, auxiliando em diversas atividades, como manusear, soldar, paletizar, parafusar, montar, visualizar e testar novas soluções, totalmente integrados. 

Por fim, concluo que as inovações tecnológicas passaram a fazer parte do setor industrial e agora, as empresas que não se adequarem a essa nova realidade, ficarão para trás e perderão mercado para os seus concorrentes, visto que elas trazem inúmeros benefícios para os negócios. Portanto, fiquem atentos ao que está por vir e estejam abertos a grandes transformações.  

Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.