A Brasil Telecom está investindo R$ 30 milhões ? incluindo hardware, software e serviços relacionados ? na digitalização dos sistemas de controle de sua rede externa. Além de modernizar a rede, a companhia irá adequar sua infra-estrutura à recente resolução da Anatel, que determina que as concessionárias informem o inventário de sua planta por meio de sistemas auditáveis.
No ano passado, a companhia tomou a decisão de digitalizar todo o seu cadastro de rede externa utilizando a ferramenta GeoPlex fornecida pela Sisgraph. ?O cadastro digitalizado possibilita muito mais agilidade nos diversos estudos que empresa realiza no dia-a-dia, relativos ao planejamento, projeto, implantação e operação de nossa rede externa e, em conseqüência, permite tomadas de decisão muito mais rápidas sobre que investimentos devem ser realizados para a melhoria da rede, bem como sua expansão estratégica para o atendimento de novos clientes?, explica Alexander Castro, diretor adjunto de projeto e implantação de rede e TI.
Além disso, Castro afirma que é possível melhorar os trabalhos de manutenção preventiva, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços e o atendimento aos clientes. ?Também podemos fazer um inventário físico do que temos, sem precisar procurar as informações em planilhas dispersas?.
O executivo da Brasil Telecom diz que para definir qual ferramenta de informação geográfica seria utilizada foi feita uma seleção entre diversos fornecedores de ferramentas similares. ?Após a realização de exaustivos testes funcionais foram selecionadas algumas ferramentas que atenderam nossas especificações técnicas?, diz Castro. Ele conta que o corpo técnico de rede externa da matriz e filiais da Brasil Telecom está envolvido com o processo de digitalização. ?Juntamente com as contratadas de rede externa, estamos ajustando processos internos de planejamento, projeto e operação, em função do novo sistema, fazendo aceitações dos cadastros digitalizados, entre outras tarefas.?
Hoje, cerca de 250 profissionais estão envolvidos no projeto, entre eles engenheiros, analistas de sistema e técnicos em telecom. ?Nesse total, também estão incluídos os profissionais de empresas contratadas especificamente para a digitalização, nossas contratadas de rede externa, matriz e filiais da Brasil Telecom?, completa Castro, Até o momento, cerca de 30% do projeto foi concluído e a estimativa é que até o início de 2009 a digitalização do cadastro da rede já esteja totalmente pronta.
A solução utilizada no projeto Geoplex é da família G/Technology, desenvolvida pela Intergraph e comercializada no Brasil pela Sisgraph, que é representante exclusiva da empresa americana também na América Latina, Caribe e México.
Antonio Sérgio Nunes, gerente comercial da Sisgraph, afirma que com a implantação da solução a Brasil Telecom tem condições de visualizar toda a sua rede de cabos metálicos e ópticos e definir com mais exatidão quais os serviços estão à disposição dos usuários. ?Um consumidor pode entrar em contato com a operadora e solicitar a instalação de um serviço de banda larga, por exemplo. O software faz a consulta imediata ao sistema da companhia e informará se é possível a instalação. Feito isso, já será disparado um comando para a área responsável para a execução do serviço.?