BrT investe R$ 30 milhões na digitalização de cadastro da rede

0

A Brasil Telecom está investindo R$ 30 milhões ? incluindo hardware, software e serviços relacionados ? na digitalização dos sistemas de controle de sua rede externa. Além de modernizar a rede, a companhia irá adequar sua infra-estrutura à recente resolução da Anatel, que determina que as concessionárias informem o inventário de sua planta por meio de sistemas auditáveis.

No ano passado, a companhia tomou a decisão de digitalizar todo o seu cadastro de rede externa utilizando a ferramenta GeoPlex fornecida pela Sisgraph. ?O cadastro digitalizado possibilita muito mais agilidade nos diversos estudos que empresa realiza no dia-a-dia, relativos ao planejamento, projeto, implantação e operação de nossa rede externa e, em conseqüência, permite tomadas de decisão muito mais rápidas sobre que investimentos devem ser realizados para a melhoria da rede, bem como sua expansão estratégica para o atendimento de novos clientes?, explica Alexander Castro, diretor adjunto de projeto e implantação de rede e TI.

Além disso, Castro afirma que é possível melhorar os trabalhos de manutenção preventiva, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços e o atendimento aos clientes. ?Também podemos fazer um inventário físico do que temos, sem precisar procurar as informações em planilhas dispersas?.

O executivo da Brasil Telecom diz que para definir qual ferramenta de informação geográfica seria utilizada foi feita uma seleção entre diversos fornecedores de ferramentas similares. ?Após a realização de exaustivos testes funcionais foram selecionadas algumas ferramentas que atenderam nossas especificações técnicas?, diz Castro. Ele conta que o corpo técnico de rede externa da matriz e filiais da Brasil Telecom está envolvido com o processo de digitalização. ?Juntamente com as contratadas de rede externa, estamos ajustando processos internos de planejamento, projeto e operação, em função do novo sistema, fazendo aceitações dos cadastros digitalizados, entre outras tarefas.?

Hoje, cerca de 250 profissionais estão envolvidos no projeto, entre eles engenheiros, analistas de sistema e técnicos em telecom. ?Nesse total, também estão incluídos os profissionais de empresas contratadas especificamente para a digitalização, nossas contratadas de rede externa, matriz e filiais da Brasil Telecom?, completa Castro, Até o momento, cerca de 30% do projeto foi concluído e a estimativa é que até o início de 2009 a digitalização do cadastro da rede já esteja totalmente pronta.

A solução utilizada no projeto Geoplex é da família G/Technology, desenvolvida pela Intergraph e comercializada no Brasil pela Sisgraph, que é representante exclusiva da empresa americana também na América Latina, Caribe e México.

Antonio Sérgio Nunes, gerente comercial da Sisgraph, afirma que com a implantação da solução a Brasil Telecom tem condições de visualizar toda a sua rede de cabos metálicos e ópticos e definir com mais exatidão quais os serviços estão à disposição dos usuários. ?Um consumidor pode entrar em contato com a operadora e solicitar a instalação de um serviço de banda larga, por exemplo. O software faz a consulta imediata ao sistema da companhia e informará se é possível a instalação. Feito isso, já será disparado um comando para a área responsável para a execução do serviço.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.