Outsourcing de infra-estrutura viabibliza ERP na Mettor Engenharia

0

A Mettor Engenharia, construtora paulista com obras em diversos Estados brasileiros, tinha a necessidade de interligar as informações de seu escritório em São Paulo e das obras em andamento em todo o País, tornando os dados disponíveis de qualquer localidade aos seus engenheiros. A solução encontrada, um sistema de gestão, tinha como obstáculo uma infra-estrutura de TI incapaz de suportar o software ERP (Enterprise Resources Planing). Foi nesse ponto que a terceirização do ambiente de TI permitiu a implantação do sistema e, ainda, trouxe segurança aos dados da construtora.

A Mettor adotou um sistema ERP voltado à gestão de plantas e obras, com módulos como Financeiro, Compras e Controle de Estoque e Orçamento para Obra. Já a hospedagem em Data Center e o gerenciamento dos dados ficaram a cargo da CorpFlex, provedora de infra-estrutura de TI. O acesso ao ERP é feito por meio da tecnologia Citrix, disponibilizada pela infra-estrutura tecnológica da CorpFlex. A solução de Data Center da empresa é paga mensalmente, como serviço, de acordo com o número de funcionários.

De acordo com Rodrigo Angeline, consultor de TI da Mettor, a necessidade da
terceirização surgiu com a adoção do ERP. ?O sistema de gestão exige um parque tecnológico atualizado, para aproveitamento máximo de suas funcionalidades, e a Mettor decidiu optou pelo outsourcing ao invés de adquirir toda uma nova infra-estrutura de hardware, software e aplicativos?, explica. A atualização do parque poderia alcançar até R$ 10 mil de investimento inicial e custos mensais de R$ 5 mil com manutenção, incompatíveis com o orçamento de TI estabelecido pela empresa?. A opção pela migração do ambiente de TI era a mais adequada para a realidade da Mettor e o pagamento pela hospedagem dos dados e gerenciamento remoto é feito mensalmente, de acordo com o número de licenças adquiridas com a CorpFlex?, ressalta Angeline.

Angeline destaca a segurança dos dados e sua disponibilidade como principal ganho com a hospedagem e gerenciamento remotos. A CorpFlex oferece recursos avançados de segurança como firewalls, IDS e IPS, além de redundância, backup e monitoramento da rede durante 24 horas, sete dias na semana, o ano todo (24x7x365). A construtora dispõe de uma equipe de TI enxuta, composta por quatro profissionais encarregados de tarefas de suporte ao usuário e manutenção de hardware. ?Com a terceirização a empresa ganha a tranquilidade de um suporte especializado, sem ter de investir na contratação de novos funcionários para administrar nossa rede?, comenta Angeline.

Ainda, com a economia alcançada com a Mettor eliminou os altos investimentos em renovação da infra-estrutura e terá oportunidade de realizar mais aportes na sua atividade principal, a construção civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.