O rápido crescimento do número de dispositivos móveis nas empresas obrigado os departamentos de TI a gerenciar equipamentos e aplicativos para garantir a segurança da rede e das informações corporativas. De olho neste desafio, a Scopus anunciou um conjunto de serviços de valor agregado voltado para o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, do inglês Mobile Device Management).
“A quantidade de notebooks, tablets e smartphones espalhados nas empresas vem aumentando bastante, e muito rápido, especialmente em função da permissão para que funcionários utilizem seus dispositivos no ambiente de trabalho”, explica Mauro Cremm, superintendente executivo da Scopus. O conceito, conhecido como “Traga seu próprio dispositivo” (“bring your own device”, ou BYOD), é um dos principais responsáveis pela necessidade de maior controle e gestão do parque de equipamentos móveis usados na empresa – ou com acesso à rede corporativa.
O pacote de serviços lançado pela Scopus permite o gerenciamento – incluindo dispositivos que os funcionários levam para o trabalho -, sob o ponto de vista de segurança (proteção dos dados), funcionalidades e aplicações. Se um notebook ou tablet for roubado, por exemplo, o conteúdo armazenado em sua memória pode ser apagado remotamente. Se depois for encontrado, será possível fazer a recuperação das informações (wipe restore).
A oferta da Scopus inclui gestão de ativos e contratos de licença de aplicativos instalados nos dispositivos, gerenciamento de compatibilidades com as normas e políticas da empresa (compliance), verificação de versões de configuração (de software e hardware), a identificação dos dispositivos que estão acessando a rede corporativa (device discovery), o inventário de dispositivos móveis, o bloqueio de funções (lógico e físico) e a distribuição automática de aplicativos e configurações. “Para as empresas, os principais benefícios com a contratação desses serviços são a redução do custo de suporte e, principalmente, a diminuição dos riscos para o negócio”, garante Cremm.
- Mobilidade