Pesquisa revela principais malware que atingiram a AL no primeiro semestre de 2013

0

A Kaspersky Lab divulgou nesta terça-feira, 17, que as ameaças que mais atingiram a América Latina na primeira metade de 2013 são distribuídas de maneira bastante equitativa, de acordo com dados do seu panorama viral na América Latina. Ou seja, os cibercriminosos usam vários métodos ilegais, a fim de roubar o dinheiro de suas vítimas.

De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor do grupo de Pesquisa e Análise para a América Latina, por ser uma das regiões com maior crescimento tecnológico é também uma das mais cobiçadas pelos cibercriminosos. "A economia da região é uma das mais estáveis globalmente ??e isso é um segundo fator pelo qual os cibercriminosos têm voltado sua atenção para os países da região", acrescentou.

Estatísticas da Kaspersky Lab confirmam a diversidade de métodos utilizados por cibercriminosos e os erros padrão cometidos por usuários ao proteger seus sistemas.

K12

A ameaça que está em primeiro lugar, a Worm.Win32.Debris.a, ataca a maioria dos computadores na região, apesar de ter sido descoberta recentemente (25 Abril de 2013). Segundo Bestuzhev, este worm tem como método de propagação o compartilhamento através de dispositivos USB ou sites. Como indicado pelo mapa de infecções de usuários no mundo, podemos notar que um grande número de vítimas vivem na região, com a maior concentração no México, seguido por Peru, Equador, Colômbia e Bolívia.

 K13

 

Entre as 10 principais ameaças também há vários programas chamados AdWare.Win32, que alteram os navegadores e instalam acessórios que exibem publicidade, em que cada clique ou a cada visita da vítima ao site, o criminoso ganha dinheiro. Bestuzhev adverte que esses programas são classificados como "potencialmente perigosos" porque não roubam dinheiro das vítimas diretamente, mas através do adware que garante o lucro durante a navegação. Programas de adware são distribuídos apenas através de páginas da web.

No período de janeiro a junho de 2013 os produtos da Kaspersky Lab detectaram 29.445.036 incidentes de malware procedentes da Internet em PCs de participantes do KSN no Brasil. No geral, 35,6% dos usuários brasileiros, foram atacados por ameaças transmitidas pela web durante este período. Isso coloca o Brasil em 35º lugar no ranking global de países atacados pela navegação na web. Na região o País ocupa a primeira posição.

K14Os países com a maior proporção de ataques aos computadores dos usuários (ameaças da Web)

 Além disso, o estudo mostra que a ameaça Net-Worm.Win32.Kido.ih, detectado pela primeira vez em 2009, ainda é uma das principais da região.

"Já que este worm se espalha através de dispositivos USB e vulnerabilidades do Windows em redes Microsoft, podemos concluir que há problemas graves nos hábitos de correção de vulnerabilidades, na instalação de atualizações e na gestão responsável dos dispositivos USB pelos usuários. Tudo isso favorece uma ameaça tão antiga a ser uma das principais na região", explicou Bestuzhev.

A proteção contra malware que se espalham através de drives removíveis, CDs, DVDs e outros métodos 'offline', não só exige uma solução antivírus capaz de limpar os computadores infectados, mas também um firewall, funcionalidade anti-rootkit e controle de dispositivos removíveis. Os produtos da Kaspersky Lab detectaram 18.456.289 incidentes de malware em PCs participantes da KSN no Brasil. No geral, 36,6% dos usuários brasileiros foram atacados por ameaças locais durante este período. Isso coloca o País na 94ª posição em todo o mundo.

"O estudo também detectou a presença da família de código malicioso Trojan.WinLNK.Runner, que se espalha somente através de dispositivos USB", disse Bestuzhev. "Mais uma vez, esta é a prova de que existem sérios problemas no manuseio dos dispositivos e configuração de sistemas operacionais, onde o sistema conhecido por "Autorun não é desativado pelos dos usuários."

O relatório completo sobre o "Panorama viral na América Latina durante a primeira metade de 2013" está disponível em  http://brazil.kaspersky.com/sobre-a-kaspersky/centro-de-imprensa/blog-da-kaspersky/2013h1malware

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.