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HCor padroniza infraestrutura de TI para agilizar o atendimento aos pacientes

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Considerado um centro de excelência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, o Hospital do Coração (HCor), localizado na cidade de São Paulo, apresenta um ambiente de TI altamente complexo para integrar e garantir a disponibilidade das informações de milhares de pacientes que passam mensalmente pelo hospital e torná-las disponíveis, em tempo real, para a equipe com cerca de 2.300 funcionários e aproximadamente 1.300 médicos credenciados.

O hospital realiza anualmente cerca de 278 mil exames diagnósticos, 1,7 milhão de exames laboratoriais, 6,2 mil cirurgias, 4,2 mil procedimentos de hemodinâmica, 37,7 mil atendimentos em pronto socorro, 166,6 mil consultas ambulatoriais e cerca de 11 mil pacientes são tratados em internação.

Para garantir que toda essa estrutura funcione com uma disponibilidade de rede próxima a 100%, o HCor aposta fortemente em tecnologia. “Por ano, investimos 2,5% do faturamento do hospital em TI para que possamos atender a todos que nos procuram com total eficiência e também para auxiliar, facilitar e otimizar o trabalho de nossos funcionários, dos atendentes aos médicos. E, assim, conseguirmos manter a alta qualidade e correção dos serviços ofertados pela instituição”, afirma o gerente executivo de TI do HCor, José Lobato.

Cerca de 90% da soluções de TI do HCor são fornecidas pela Dell, incluindo software, hardware e serviços. Um dos recentes projetos implementados foi a automação das informações na UTI Pediátrica e no Serviço de Internação de Cardiopedatria, com o uso de tablets, notebooks e All-in-Ones.

Na prática, esse ambiente permite que médicos e enfermeiros utilizem tablets e notebooks para acessar informações clínicas dos pacientes e alimentar os prontuários. Para isso, foram criados carrinhos móveis, nos quais, além dos dispositivos (tablets e notebooks), estão instaladas estações de trabalho All-In-One. O próximo passo do projeto será o uso do prontuário eletrônico, no início de 2014.

“Há uma melhor utilização do espaço e os profissionais podem dedicar-se mais tempo ao paciente, em vez de preencher formulários e confirmar prescrições no papel, como acontecia nos processos anteriores”, destaca Lobato.

A UTI Adulto do HCor também está equipada com dispositivos móveis da Dell para que médicos e enfermeiros possam acessar, em tempo real, as informações dos pacientes. E, neste ano, o objetivo é expandir o uso de tablets e notebooks Dell para as demais UTIs do HCor e para as duas salas de cirurgia híbrida, que fazem parte do novo prédio do hospital, inaugurado em janeiro de 2014.

O gerente Executivo de TI da HCor destaca a importância da tecnologia no inovador Centro Cirúrgico de Alta Complexidade. “A sala para procedimentos híbridos de NeuroCirurgia possui uma sala anexa de Ressonância Magnética, onde o médico terá mais precisão no procedimento e poderá recorrer a exames, caso seja necessário, durante a cirurgia, com segurança para o paciente. Esse ambiente evita deslocamentos pelos corredores do hospital e até cirurgias adicionais”, informa Lobato. Ele acrescenta que toda essa alta tecnologia só foi possível pela infraestrutura de TI implementada pela Dell, que equipa esses ambientes e suporta a troca de dados e imagem, armazenados no data center.

Além disso, o novo Centro de Eventos e Congressos está equipado com um dos mais avançados sistemas de áudio e vídeo do mercado, o qual vai permitir conectar as salas cirúrgicas com os auditórios e realizar videoconferências, graças ao uso de soluções de infraestrutura e conectividade fornecidas pela Dell.

A Dell também tem sido parceira do hospital em um ambicioso processo de expansão, que, nos últimos sete anos, resultaram na inauguração de um novo edifício administrativo e de consultórios; no Hospital Dia para o Instituto do Joelho e outros procedimentos ambulatoriais; na Unidade Fetal para o monitoramento cardíaco de crianças desde a vida intrauterina; na ampliação da Cardiopediatria e da UTI Pediátrica; no novo Centro de Diagnóstico; e no novo Prédio no Campus do Paraíso, o qual conta com 38 leitos de internação, serviço de quimioterapia ambulatorial, um Centro de Eventos e Congressos e Centro Cirúrgico de Alta Complexidade, com duas salas para procedimentos híbridos.

Atualmente, a fornecedora mantém no HCor 1480 estações de trabalho – entre desktops, All-in-one e notebooks -, suportados por servidores blade, com armazenamento baseado nas soluções de storage Dell Compellent e serviços de implementação e suporte (ProSupport). Essa estrutura foi montada para suportar dois data centers, o principal em funcionamento no edifício central do hospital, e o outro, que serve como site recovery, instalado no novo prédio do HCor no Campus do Paraíso.

“Precisamos de uma TI de alta qualidade, ágil e eficiente, que garanta que o hospital funcione, sem parar, em todas as áreas”, afirma o CEO do HCor, dr. Antônio Carlos Kfouri. “A tecnologia é fundamental para a excelência do desempenho de nossos profissionais no atendimento aos pacientes. E a Dell tem nos oferecido isso, não só por conta da eficiência das soluções, mas também pela qualidade da implementação, manutenção e na consultoria que oferecem”, ressalta.

 

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