Publicidade
Início Blogueria O dilema da nuvem: navegando pelo universo do multi-cloud

O dilema da nuvem: navegando pelo universo do multi-cloud

0
Publicidade

Ano passado, o Gartner previu que a receita global de serviços em nuvem atingiria US$ 305,8 bilhões em 2018 – o que representará um aumento de 17,5% em relação a 2017. Conforme mais empresas migram para processos mais digitalizados, aliado à pressão que os líderes atuais de TI sofrem para ter um ambiente de nuvem adequado às necessidades, os serviços em nuvem tornaram-se mais importantes do que nunca.

Os líderes de TI precisam endereçar novos desafios relacionados à segurança, visibilidade, custo, desempenho, automação e migração. No entanto, como esses desafios podem ser endereçados quando muitos dos tomadores de decisões da TI não possuem ferramentas para obter uma visão completa do ambiente multi-cloud, ou não estão cientes sobre quais são os gastos de seus negócios na nuvem?

Tenha controle da situação – Mapeamento de Aplicações

O mapeamento de aplicações é uma maneira de fornecer ampla visibilidade sobre qual parte da infraestrutura de TI de uma empresa suporta um determinado serviço de negócio, como os vários componentes do seu ambiente multi-cloud. Um mapa de aplicação torna possível monitorar e documentar serviços de negócio. Além disso, permite que a TI avalie o impacto de possíveis mudanças, configurações e checar outras funções para garantir o suporte ideal aos negócios.

Ferramentas de descoberta automática e mapeamento de aplicações podem coletar dados sobre infraestrutura de rede, serviços em nuvem e seus relacionamentos, para criar mapas completos e em camadas das aplicações. Ao fomentar a colaboração entre responsáveis das aplicações e os gerentes de configuração, e ao cobrir todos os serviços em nuvem, os mapas de aplicações podem realmente avançar o alinhamento entre TI e negócios e ajudar a manter o ambiente em nuvem responsivo às demandas do negócio.

Quando se trata de mapear o ambiente multi-cloud, é melhor começar com uma abordagem “comece de qualquer ponto” (”start anywhere”), para oferecer uma melhor experiência aos responsáveis das aplicações, permitindo que eles comecem a mapear a partir do que eles já sabem, em vez de fazê-los descobrir o que está no topo do mapa. O mapeamento ‘start anywhere’ também pode ser iniciado a partir de vários pontos simultaneamente, o que significa que as equipes de TI podem lidar muito melhor com aplicações ou quando partes de um relacionamento estão faltando, e mitigar os desafios de gerenciamento que as ferramentas padrão enfrentam nas infraestruturas centradas em nuvem complexas de hoje em dia.

A complexidade

Uma recente pesquisa da BMC descobriu que, globalmente, 40% dos tomadores de decisão de TI não sabem quanto suas empresas gastam em serviços de nuvem. Acrescente a isso o fato de que 78% deles estão buscando maneiras de integrar soluções emergentes como inteligência artificial às suas estratégias multi-cloud, e desta forma chega-se a uma preocupante tendência. Como novas tecnologias podem ser implementadas em ambientes de nuvem se não houver visibilidade sobre os gastos e recursos?

 Multi-cloud realmente mudou o jogo, e a maneira tradicional de ver a infraestrutura de TI simplesmente não funciona mais. Os líderes de TI devem considerar novas formas de gerenciar ambientes multi-cloud para garantir que obtenham os benefícios esperados da nuvem pública em termos de economia de custos, otimização automatizada de desempenho e aumento de segurança e governança. Eles também devem adaptar sua abordagem de gerenciamento usando novas soluções de tecnologia criadas para multi-cloud, que utilizam machine learning e inteligência artificial para reduzir a complexidade.

Garantindo agilidade, conformidade, inovação e controle de custos – como começar

Em nossa pesquisa, 44% dos tomadores de decisão de TI concordaram que a adoção do multi-cloud é essencial para manter a agilidade. Ao mesmo tempo, evitar ficar preso a um único fornecedor é essencial para qualquer organização competitiva que queira ter forte presença mundial na nuvem. O aprisionamento tecnológico se tornará um grande problema para as empresas. Por exemplo, é ótimo ter um acordo global com a Amazon Web Services (AWS), mas quando você vai para a Espanha, não seria mais fácil trabalhar com um provedor competitivo de nuvem espanhol, capaz de garantir que os dados são armazenados e gerenciados de acordo com a lei espanhola? Soluções multi-cloud que não sejam muito rígidas facilitarão essa abordagem de negócios globais.

Compreender os custos em qualquer modelo de nuvem pública, privada e híbrida também é essencial para manter a agilidade e aumentar a perspicácia nos negócios. A infraestrutura multi-cloud mais efetiva será aquela que é acoplada a uma solução de gerenciamento de custos, que analisa os gastos futuros e atuais. O insight e o controle sobre os gastos operacionais e de capital podem e devem ser simplificados. Com uma visão única do gasto em infraestrutura local e em nuvem pública, as organizações podem analisar e acompanhar os custos e a utilização, além de identificar áreas de gastos excedentes e antecipar custos futuros.

As considerações finais são sobre os testes de conformidade/segurança e a criação da inovação em um ambiente multi-cloud. Para se manterem competitivas, as empresas precisam capacitar os desenvolvedores para executar verificações críticas do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Eles também devem começar a pensar seriamente sobre a aplicação de inteligência, automação e capacidades preditivas para que menos tempo seja gasto em tarefas repetitivas.

Conclusão

Em resumo, aqui estão algumas dicas rápidas para manter o controle sobre os ambientes multi-cloud:

  1. Obtenha maior visibilidade dos ativos da nuvem para ter o cenário completo;
  2. Repense as abordagens de gerenciamento: simplifique e automatize sempre que possível;
  3. Inteligência Artificial e machine learning podem eliminar a repetição no gerenciamento multi-cloud;
  4. Obtenha uma visão clara dos custos da nuvem: talvez não faça sentido rodar tudo na nuvem;
  5. Assuma uma postura proativa para fortalecer uma superfície de ataque mais ampla e garanta a conformidade.

Seguindo esses passos, os ambientes multi-cloud podem ser cuidadosamente gerenciados para suportar o desempenho ótimo dos negócios. O primeiro passo é saber com o que você está lidando e tomar as medidas necessárias para simplificar o máximo possível. Nós esperamos ver muitos tomadores de decisões de TI obtendo um melhor controle de seus ambientes multi-cloud esse ano.

Marcia Nakahara, country director da BMC Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile