Siemens cria Centro de Competências de Carnes no Brasil, o primeiro da empresa no mundo

0

A Siemens acaba de criar em sua sede no Brasil, em São Paulo (SP), o primeiro Centro de Competências de Carnes da companhia no mundo, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas específicas para clientes que atuam no mercado de bovinos, aves e suínos, visando melhorar rastreabilidade e automação de processos com ganhos de eficiência.

A produção de carnes integra o universo do gigante agronegócio brasileiro, responsável por quase 41% da balança comercial do país, que totaliza US$ 217,74 bilhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A escolha do Brasil como base do primeiro Centro de Competências de Carnes da Siemens no mundo, além de reconhecer a importância do segmento para o país, está alinhada à estratégia mundial da companhia de alavancar negócios ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da sociedade.

"A Siemens vê um grande potencial no crescimento do mercado de carnes brasileiro, tanto internamente, quanto no exterior, e possui soluções específicas para auxiliar empresas a se adaptarem às exigências internacionais de qualidade e eficiência" aponta José Borges Frias, diretor de Marketing Estratégico e Business Excellence da Divisão Digital Factory da Siemens no Brasil.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o Brasil é o maior exportador global de carne bovina e deve atingir 2 milhões de toneladas este ano, ante 1,8 milhão no ano passado. Um dos fatores de crescimento deve ser o aumento das exportações, principalmente para a China. Essa posição de liderança ficou ameaçada após a suspensão das exportações brasileiras em alguns períodos da Operação Carne Fraca, mas alertou as empresas do setor sobre a necessidade de implantarem sistemas que comprovem a origem, qualidade e confiabilidade de seus produtos.

Atender a essa demanda do mercado será um dos focos do Centro de Competência de Carnes no Brasil. "O segmento de Carnes atingiu, nos últimos anos, um nível de escala em que se faz necessário aumento de eficiência e produtividade, demandado pelo mercado internacional. Neste cenário, a tecnologia desempenha um papel fundamental para ganhos efetivos de competitividade. O CoC traduzirá a necessidade da cadeia de valor, aplicando e desenvolvendo novas tecnologias", ressalta Rafael Dias, Head do segmento de Alimentos e Bebidas no Brasil e Centro de Competência de Carnes.

As soluções desenvolvidas no Centro de Competências de Carnes no Brasil contarão também com a participação de especialistas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de outras unidades da empresa em todo mundo. Além do núcleo de São Paulo, que conduzirá o desenvolvimento de soluções voltadas ao setor de carnes, o Centro contará também com células em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que são importantes polos do setor.

De acordo com Borges, o Centro de Competências de Carnes desenvolverá tecnologias que serão utilizadas também como benchmarking global. "O CoC no Brasil vai atuar em proximidade com outros centros de competência da Siemens no mundo e também com parceiros, impulsionando a inovação tecnológica", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.