TCU realiza estudo inovador sobre tecnologia Blockchain e elabora guia para gestores

1

O Blockchain foi escolhido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em mais uma etapa do ciclo de levantamentos sobre tecnologias disruptivas com potencial para aperfeiçoar o funcionamento da administração pública federal.

Tecnologia subjacente da bitcoin, o Blockchain surgiu em 2008 com o propósito de permitir que os participantes da rede realizassem transações monetárias na internet sem a necessidade de confiar em uma autoridade central. São características dessa tecnologia: descentralização, desintermediação, imutabilidade, irrefutabilidade, rastreabilidade e garantia de veracidade das informações, inibindo o comportamento fraudulento

Rapidamente essa a tecnologia despertou o interesse da comunidade e houve um forte desenvolvimento colaborativo no sentido de aprimorar suas funcionalidades. No atual cenário, incorporou-se à tecnologia Blockchain a capacidade de executar contratos inteligentes, os quais permitem que as partes concordem previamente sobre os termos de um acordo e ele seja cumprido sem a necessidade de coordenação ou intervenção humana.

Considerando que a tecnologia Blockchain pode ser objeto de interesse em muitas organizações públicas, é necessário que os agentes públicos conheçam outros projetos e casos de uso, compreendam as principais características e os benefícios da tecnologia, para que avaliem a pertinência do projeto Blockchain de sua organização.

Todavia, deve-se considerar que a empolgação gerada por uma nova tecnologia também pode acarretar o desperdício de dinheiro público, especialmente quando a tecnologia não é totalmente compreendida pelos gestores e as incertezas não são consideradas, como nos casos em que são adotadas apenas por modismo tecnológico.

Sendo assim, no intuito de divulgar as principais informações do trabalho realizado, o TCU elaborou um guia na forma de um Sumário Executivo para auxiliar gestores públicos na difícil missão da transformação digital. O documento apresenta um  framework projetado para ajudar as organizações do país a empreenderem novos projetos das tecnologias descentralizadas e distribuídas, a partir da experiência de outras organizações no Brasil e no mundo.

O trabalho, que também abordou tecnologias livros-razão distribuídos (Distributed Ledger Technology – DLT), refere-se ao Acórdão 1.613/2020-TCU-Plenário, apreciado em sessão ordinária de 24/06/2020, sob a relatoria do Ministro Aroldo Cedraz.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.