84% dos líderes de saúde apostam em prontuário eletrônico para potencializar a digitalização

1

A Royal Philips, fornecedora global de tecnologia em saúde, anunciou a publicação de seu relatório Future Health Index (FHI) 2021 Brasil. De acordo com ele, 84% dos principais líderes do setor estão investindo em registros eletrônicos de saúde, com 61% focados em telemedicina. Embora a telessaúde ainda esteja concentrada nos serviços entre profissionais, 39% dos líderes esperam redirecionar seus investimentos para tecnologias de telessaúde voltadas para o paciente.

Os líderes de saúde brasileiros estão trabalhando para diminuir o impacto da pandemia na vida das pessoas e em seus negócios. Como parte desse novo cenário, esses líderes deram início a um processo de transformação digital baseado em três pilares: investir em registros eletrônicos de saúde, telemedicina e parcerias estratégicas com agentes do setor e empresas de TI.

Apesar de não ser um investimento prioritário neste momento, 60% dos entrevistados gostariam que a inteligência artificial (IA) fosse implementada em suas instituições de saúde para a otimização da eficiência operacional e a integração de diagnósticos. Inclusive, esse foi um dos pontos abordados pelo Future Health Index 2020, que mostrou que cerca de 30% dos jovens profissionais brasileiros acreditam que a IA é uma das tecnologias digitais em saúde que melhoraria o dia a dia de trabalho.

Outra frente importante de avanço para a transformação digital é a cooperação entre os agentes do segmento. Entre os líderes brasileiros de saúde, 38% acreditam que, para que estejam preparados para o futuro, a sua instituição precisará investir em parcerias estratégicas.

Falta de experiência com tecnologia

Apesar do otimismo e do foco no investimento em novas tecnologias, os líderes de saúde precisam enfrentar a falta de experiência das equipes com essas novas soluções, sendo que 57% dos entrevistados afirmam que esse é o fator que mais os impedem de se preparar para o futuro, enquanto 44% dizem que é necessário treinar ou educar a equipe sobre o uso dessas soluções para implementar uma saúde de qualidade e otimizada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.