Automação de processos melhora o tempo de respostas das organizações e ajuda na redução de custos  

0

A pandemia mudou completamente o mercado. Ainda mais moderno e ágil, o campo da tecnologia passou por uma série de ajustes e a automação dos processos de TI foi um deles. Desde o início da crise, as demandas por agilidade na entrega dos serviços têm se tornado cada vez mais comuns, junto com as por flexibilidade e um crescente interesse pela mobilidade.

Nesse cenário, os processos de segurança automatizados – mais do que nunca – mantêm os negócios mais seguros. De grandes empresas a pequenas e médias, de negócios locais a globais, independentemente de como sua companhia é categorizada, ela é vulnerável a violações de segurança. No entanto, ao serem automatizados, eles podem ajudar organizações a evitar possíveis incidentes e responder mais rapidamente em caso de acidentes. 

Por que é tão importante automatizar os processos de segurança?

Um dos seus maiores benefícios é garantir que nenhuma etapa do processo seja perdida. Quando você confia nesses processos definidos para mantê-los seguros, certamente não quer que as pessoas usem atalhos. Como as etapas são sequenciais, o sistema avisa uma etapa após a outra com base no que aconteceu antes.

Um segundo benefício é que, quando ocorre um incidente, as equipes podem responder com muito mais rapidez. Por exemplo, as notificações podem ser disparadas automaticamente, mantendo as pessoas certas informadas sem perder minutos preciosos digitando e-mails. Ou, usando critérios definidos, você pode deixar a automação priorizar eventos para você. E seu time consegue se concentrar no que é mais importante rapidamente. 

Mas o que automatizar?

Conforme mencionado acima, com processos de segurança automatizados, os erros também são minimizados. Erros de digitação, atribuições incorretas ou perda de inteligência são drasticamente reduzidos, pois todas as informações são inseridas apenas uma vez e às vezes até mesmo isso é feito automaticamente.

Em suma, isso economiza dinheiro para a empresa. Afinal, quanto mais rápida e completa for a resposta a um incidente, menos perdas ou multas a empresa incorrerá em decorrência da situação.

Faz mais sentido automatizar tarefas que são repetitivas e requerem gerenciamento humano significativo. Além disso, automatize tarefas urgentes para que, se você tirar uma licença ou férias, elas ainda sejam realizadas.

Aqui estão alguns exemplos de quais tarefas automatizar em geral e quais tarefas específicas de gerenciamento de certificados podem ser automatizadas.

Em geral, você deve automatizar:

  • tarefas manuais e repetitivas
  • coisas com alto volume
  • processos sujeitos a erro humano
  • tarefas que requerem várias pessoas
  • tarefas urgentes
  • processos sensíveis à auditoria
  • atualizações 

Quando se trata de certificados TLS / SSL

Aqui estão as tarefas de gerenciamento de certificados que você pode automatizar:

Solicitação ou renovação: renovar ou solicitar novos certificados pode ser um processo tedioso, mas com a renovação automática você pode economizar tempo e estresse. Você pode configurar a renovação automática e depois sentar enquanto as renovações cuidam de si mesmas.

Validação e aprovação: a validação de certificado digital é o processo de verificação de um domínio, organização e / ou indivíduo. Sua organização pode enviar informações para pré-validação para tornar o processo mais rápido. Depois de enviar suas informações e elas forem aprovadas, todas as futuras emissões e renovações de certificados podem ser feitas quase imediatamente.

Alertas: você pode automatizar alertas para determinados eventos, para mantê-lo informado sobre os aspectos importantes do gerenciamento de certificados. Você pode personalizar seus alertas para ser notificado apenas quando quiser.

Visibilidade e relatórios: deve ser fácil localizar quaisquer riscos ou vulnerabilidades potenciais em sua rede e, conforme você descobre problemas, deve automatizar a renovação e instalação para resolver os problemas de forma rápida e eficiente.

Revogação: use a solução de revogação automática para relatórios de problemas de certificados. Isso permitirá que qualquer pessoa envie um relatório de problema e analise automaticamente as evidências para determinar se a revogação do certificado é necessária.

Assinatura de código: a assinatura de código automatizada ajuda a garantir que seus processos de desenvolvimento sejam movidos rapidamente, mesmo com uma equipe menor. Usando um gerenciador de assinatura de código, você pode automatizar a assinatura de código com integração API embutida e pré-planejar e aprovar janelas de assinatura para lançamentos e atualizações seguras.

No geral, os processos de segurança ajudam as empresas a responder mais rapidamente quando os incidentes acontecem, porque todos sabem o que fazer quando os erros são minimizados e a comunicação melhorada. Usar processos de segurança automatizados tanto quanto possível acelera ainda mais as coisas. Ao procurar proteger sua organização, gaste tempo desenvolvendo processos e automatizando-os em um gerenciamento de processos de negócios ou orquestração de segurança, automação e solução de resposta para processos de segurança cibernética.

Dean Coclin, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.