Especificação de PC para compra governamental ganha nova versão

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento divulgou a nova versão das especificações de referência para a aquisição de estações de trabalho nas versões básica, padrão e avançada. A informação está publicada no portal de tecnologia da informação do governo federal (www.comprasnet.gov.br/PortalCompras/portais/tic/livre/espec_padrao.asp).

O documento com as especificações passa por atualizações periódicas devido à velocidade na renovação dos componentes e dos requisitos dos computadores e ao surgimento de novas tecnologias. A atual versão vale até março de 2008 quando deverá passar por nova atualização.

Os padrões estabelecidos pelo governo têm o objetivo de facilitar o processo de aquisição de computadores, melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos e racionalizar o uso dos recursos públicos, além de obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais de contratações nessa área.

Entre as principais alterações estão a recomendação de um desempenho mínimo (índices de benchmark do Sysmark 2004) de 150 para a estação básica, 200 para a estação padrão e 270 para a estação avançada; 1 GB (gigabyte) de memória RAM para a estação básica e padrão e 2 GB na avançada; 128 MB (megabyte) de memória de vídeo na estação básica e de 224 MB nas demais; e memória RAM DDR2-800 (mínima) para a estação avançada e DDR2-667 (mínima) para as demais. O padrão de placa de rede deve ser Gigabit Ethernet com a funcionalidade de autosense e a placa-mãe deve possuir um slot PCI Express X1 ou X16 nas estações padrão e avançada.

Desde a primeira versão, o documento recomenda que os computadores sejam compatíveis com o sistema operacional Linux (software livre). Para os órgãos que optarem pelo sistema operacional proprietário, sugere-se a utilização do Windows Vista Business ou Windows XP.

As especificações são recomendadas pela SLTI aos órgãos da administração federal direta, autarquias e fundações. Não há caráter de obrigatoriedade.

Também estão disponíveis no portal Comprasnet as especificações para aquisição de notebooks. O documento apresenta duas versões: uma que valoriza a questão da mobilidade, priorizando uma maior autonomia e leveza, e a outra se caracteriza por uma maior performance.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.