Forum discute importância sustentabilidade nos negócios de TIC

0


Realiza-se no dia 25 de outubro, em São Paulo, no Hotel Paulista Plaza, o Forum Green Tech 2011, que tem o objetivo de discutir como a sustentabilidade vem sendo praticados nos negócios de TIC (tecnologia da informação e comunicações), quais são as tendências de ações sustentáveis promovidas pelas empresas nesta área e o impacto de uma postura sustentável nos seus ganhos
O evento ocorre no momento em que fatores como o custo crescente do consumo de energia, o provável esgotamento desses recursos e o descarte adequado de resíduos eletrônicos e o seu reaproveitamento, tornam-se questões de grande relevância para as empresas que se preocupam com os conceitos de sustentabilidade empresarial.

Segundo pesquisa de avaliação da consultoria Interbrand realizada em 11 países, das 50 empresas globais cujas marcas são consideradas as mais sustentáveis, 19 são da área de TIC, entre elas Siemens, HP, Dell, Cisco, Panasonic, Apple, Sony, IBM, Nokia, Samsung, Intel, Canon, Microsoft, Xerox, Philips, SAP, Nintendo e Accenture.


O PROGRAMA
O Fórum Green Tech será aberto com a palestra “Sustentabilidade nos negócios de TIC”. Newton Ribeiro, presidente do grupo Sustentax explicará como o conceito de sustentabilidade empresarial se encaixa nos negócios de TIC. Como gerar valor, mitigar riscos e ter uma política de governança com o objetivo de garantir a rentabilidade e perenidade dos investimentos? Como desenvolver edificações e produtos sustentáveis?  São algumas das questões a serem debatidas neste painel.

Um dos destaques do Fórum será a apresentação do case do Banco Itaú. O Banco recebeu em Nova York o prêmio de Green Enterprise IT Awards (empresa verde no setor de TI), promovido pela Uptime Institute, por sua atuação em prol da utilização de tecnologias sustentáveis. O projeto TI verde foi responsável pelo reconhecimento na categoria Joint IT and Facilities Innovation (integração entre facilities e TI), que premia ações inovadoras de ganhos de eficiência de tecnologias. A palestra será de Júlio Cezar di Conti, superintendente da área de TI do Banco Itaú.

Outro estudo de caso importante abordará o data center green da PriceWaterhouseCoopers, apresentado por Tomas Roque, gerente executivo de estratégias de TI da empresa.

   Na área governamental, o Fórum terá uma palestra especial sobre compras governamentais sustentáveis, mostrando como está funcionando a política de compras governamentais nesta área. Ela será apresentada por Jorge de Souza Alves, secretário-adjunto da SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

A Lei de Resíduos Eletrônicos
A regulamentação da Lei de Resíduos Eletrônicos será outro tema de destaque no Fórum Green Tech 2011, antecipando as discussões que devem acontecer nas consultas públicas, em andamento em quatro regiões do País, com o objetivo de regulamentar a Lei 12.305, de agosto do ano passado. Os diversos agentes dessa cadeia, incluindo governo e entidades de classe, discutem como regulamentar a Lei, qual o papel de cada um, como funcionam as empresas especializadas, como funciona a sustentação financeira do modelo e qual os benefícios que traz para as empresas e sociedade. Participam como painelistas, André Luís Saraiva, diretor Responsabilidade Socioambiental da ABINEE, Diretor executivo PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada – e relator do Grupo Técnico Temático de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos junto ao MDIC; Guilherme Koga, gerente de logística na Nokia para América Latina; Marcio Quintino, gerente sênior de meio ambiente da Philips e Halim José Abud Neto, consultor jurídico da Abradisti e Alexandre Lazarini, diretor da  Ambiensys Engenharria & Meio Ambiente.
O Fórum Green Tech também abordará a importância de se medir, reduzir e neutralizar as emissões de CO2 em TIC e TI, com o palestrante Fernando Beltrame, sócio presidente da ECCAPLAN Consultoria.
Veja abaixo o programa completo do Forum Green Tech 2011, promovido pela TI INSIDE. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.convergeeventos.com.br ou pelo 0800 77 15 028
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.