Publicidade
Início Serviços Outsourcing Prill Tecnologia usa gamificação para reter talentos

Prill Tecnologia usa gamificação para reter talentos

1
Publicidade

Para superar  o desafio de desenvolver produtos de integração de sistemas, mantendo profissionais qualificados na equipe, a  Prill Tecnologia, empresa há 14 anos no mercado de tecnologia da informação, e criou um processo de gamificação da gestão de pessoas.

Eduardo Prillwitz, sócio e fundador da Prill explica que a estratégia possibilitou o crescimento de 40% num mercado competitivo. Como o próprio nome diz, “gamificação” é transformar a ação, a necessidade ou o processo, em formato de game (jogo), dando mais emoção, engajamento e disciplina, misturados com aspecto lúdico.

“Estamos trabalhando há alguns anos na implementação, dentro da Prill Tecnologia, de um modelo de gamification para inspirar e gerar engajamento da equipe aos valores e ao direcionamento estratégico através de elementos e mecânicas existentes nos jogos”, explica.

Para viabilizar esta iniciativa, implementou uma ferramenta de gerenciamento das tarefas, de forma a guardar registros que são utilizados como insumos para medir as metas alcançadas no dia a dia de trabalho de cada colaborador. “O primeiro desafio foi a cultura da utilização da ferramenta”, conta oexecutivo.

Depois de todos os times aptos e engajados na ferramenta,  desenvolveu um dashboard que apresenta, em tempo real, o status de cada projeto, no que se refere a custo, prazo e qualidade. Este painel fica visível para toda a equipe e permite um feedback imediato.

Com o “game” funcionando, o próximo passo foi a criação dos prêmios virtuais alinhados aos valores da empresa. “Isso gera um incrível engajamento através de reconhecimento”, diz Prillwitz.

A Prill criou uma “Bolsa de Inovação” onde colaboradores publicam suas ideias e os próprios avaliam todas elas segundo critérios previamente selecionados, que se enquadram nas estratégias da empresa. As inovações mais votadas pelos próprios colaboradores serão defendidas por seus criadores junto a um comitê. 

“Novos indicadores estão sendo produzidos, relacionados à eficiência, qualidade, inovação, e serão consolidados em uma página individual”, explica. Mas o ponto que se mostrou mais complicado, foi alinhar a carreira com a Gamificação. “Estamos tornando as promoções como passagens de nível em um jogo. Através de pontos de conhecimento acumulado e de desempenho nas tarefas inerentes aos cargos, este último medido através de uma avaliação 180º”.

Todo processo de desenvolvimento e implementação da gamificação envolveu a equipe de forma a conquistar o engajamento no próprio uso das ferramentas e principalmente para reduzir o risco. “A iniciativa gerou reduções perceptíveis de defeitos, aumento do comprometimento e esperamos observar uma redução da rotatividade”, finaliza.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile