Tecnologia de satélite é fundamental no processo de expansão da banda larga, defende Anatel

0

O superintendente de outorgas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vitor Elisio Menezes, e o gerente de espectro da Agência, Agostinho Linhares, participaram nesta quarta-feira, 17,, do Futurecom, em São Paulo. O superintendente falou no painel "Examinando a importância dos satélites no processo de entrega do 5G e de dispositivos interconectados". Vitor falou que só com infraestrutura terrestre não é possível atender a todas localidades, sendo para isso, fundamental o uso dos satélites.

"Temos 17 satélites brasileiros e em breve teremos mais três, temos 37 satélites estrangeiros e quatro sistemas de satélites não geoestacionários. Ele disse ainda que a banda Ka vem crescendo que que a Agência já está atuando. "Fizemos este ano a submissão à UIT de seis redes de satélites, com banda Ka e Q e V, que ainda serão licitados", disse.

Segundo ele, a Anatel tem acompanhado a tendência mundial quanto ao 5G e já está realizando testes no 3.5 GHz, com cautela para não interferir na banda C, estudando as ondas milimétricas.

O superintendente destacou que recentemente o Conselho Diretor aprovou o novo Regulamento Geral de Outorgas. A Agência vai propor a dispensa de licenciamento dos terminais de usuários, incluindo VSAT, e isentar a taxa de fiscalização de estações base que operam até 5 watts.

Menezes também afirmou que a Agência está estudando uma compensação dessa arrecadação, que será elaborada uma minuta de projeto de lei, para que o MCTIC submeta ao poder Legislativo. "Um grande passo foi dado, queremos simplificar o setor, desburocratizar, reduzir os custos. Os tributos muito têm onerado o setor", disse.

O superintendente disse que em 2030 serão 1 trilhão de dispositivos conectados de Internet das Coisas. "Estamos estudando novas faixas para não ter conflito com a banda Ka, não dá para replicar o modelo de outros países, estamos sendo cuidadosos", falou.

Agostinho Linhares falou no painel "Disponibilidade e harmonização para a gestão de um recurso escasso e estratégico". Ele explicou que a Anatel está atualizando suas resoluções, "são 24 instrumentos normativos sobre espectro, mais de 70% deles têm mais de 15 anos", disse. Ele destacou que a Anatel está avaliando o uso de faixas de frequência mais altas para a tecnologia do 5G: 24.25-27.5 GHz; 31.8-33.4 GHz; 37-43.5 GHz; 45.5-50.2 GHz; 50.4-52.6 GHZ; 66-76 GHz e 81-86 GHz.

Ele informou também que a Anatel colocou em consulta pública a faixa de 2.3 GHz para recebimento de sugestões e contribuições dos interessados e que a Anatel está estudando o uso da faixa de 3.5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.