Maratona de hackers vai gerar soluções para o Rio Smart City 2020

0

O Rio de Janeiro receberá entre os dias 18 e 20 de outubro, cerca de 1.500 especialistas em inovação, tecnologia e empreendedorismo, para a segunda edição do festival de cultura digital Hacking.Rio, no Aqwa Corporate, no Porto Maravilha.

A iniciativa reúne a maior maratona de desenvolvedores da América Latina e especialistas em negócios para pensar, debater e gerar soluções de alto impacto para problemas reais enfrentados pela sociedade no atual processo de transformação digital.

Mais de mil desenvolvedores e programadores, designers e profissionais da área de negócios se inscreveram para participar de 42 horas de competição de desenvolvimento de novas tecnologias capazes de solucionar problemas como os de transporte, saúde e educação no Rio. Os perfis foram selecionados por um comitê e alocados nos 15 hackathons temáticos que acontecerão simultaneamente.

Os times vencedores de cada hackathon ganharão R$ 1,5 mil e o grande vencedor do Hacking.Rio, aquele que apresentar o projeto mais bem avaliado por uma banca de especialistas, receberá a premiação de R$ 15 mil. Os participantes, que vêm de todas as partes do país, contarão com o suporte de mentores técnicos e especialistas do segmento.

"Na era da transformação digital, em que buscamos criar negócios exponenciais e reinventar nossas carreiras, o hackathon é uma ferramenta de aprendizado coletivo, ágil, uma experiência única para ajudarmos a inspirar a nova geração de "smart people". Gente que cria, faz e inova como propósito de vida", diz Lindália Junqueira, realizadora do Hacking.Rio e co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio.

O Hacking.Rio nasceu de discussões conduzidas no movimento sobre inovação e formas de tornar o Rio uma cidade mais inteligente e inclusiva. O movimento de empreendedores e líderes setoriais apaixonados pelo Rio de Janeiro se uniu para criar e potencializar soluções de problemas por meio da colaboração, da inovação e da tecnologia.

Entre os palestrantes do congresso, estarão nomes como Armínio Fraga, sócio fundador da Gávea Investimentos; João Kepler, sócio da Bossa Nova Investiments; Alfredo Soares, Head Global SMB da VTEX, Fred Gelli, CEO da Tátil Design e Kiki Moretti, CEO e fundadora do Grupo Inpress.

Maratona de hackers

Os temas que os grupos de hackers vão trabalhar (clusters) serão: educação; energia; esporte; alimentação; construção, cultura e economia criativa; seguros; mobilidade; óleo & gás; distribuição e conveniência; segurança, defesa e cybersecurity; sustentabilidade e oceanos; cooperativismo de plataformas e turismo.

Dentro dos desafios de cada setor, deverão ser trabalhados os 17 desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.