3CON e MSCS-X lançam ferramenta de monitoração e auditoria

0

A 3CON e a MSCS-X  anunciam o lançamento do 3X Security for SIEM (Security Information and Event Management). Trata-se de uma solução de monitoração e auditoria para  prevenção a fraudes e respostas a incidentes de segurança da informação, que ocorrem nas plataformas Mainframe/zSeries e AS400/iSeries. "A ferramenta gera alertas e envia os eventos para o SIEM utilizado pela empresa. Tudo isso é feito em tempo real e sem consumo de recursos", disse Aloysio Honorato, CEO da MSCS-X.

De acordo com o executivo, o 3X Security for SIEM vai atuar como um IDS (Intrusion Detection System). Em outras palavras, ele será um módulo de monitoração e alerta para todas as plataformas em comunicação TCP/IP, inclusive Mainframes e AS400. A grande diferença é que o 3X Security for SIEM não contempla as funcionalidades de "Replay de sessão e visualização de fluxos", bem como o laudo forense, que o 3X Security em sua versão completa faria, tornando-se assim uma solução alternativa com o melhor custo/benefício para as empresas que não desejam ter um processo forense tão complexo.

Honorato explica que a primeira grande vantagem é que o 3X for SIEM é uma ferramenta de segurança de custo reduzido. "O custo para monitoração de um ambiente computacional acaba caindo para menos da metade se comparado a outras soluções invasivas", afirma o CEO. Ele destaca também que a solução não consome nenhum recurso dos ambientes monitorados e não necessita de conhecimento específico da plataforma para fazer uma investigação ou para gerar um alerta. "Outro ponto positivo é que o 3X Security for SIEM consegue informar o endereço de origem dos eventos, ações e movimentos de autenticação. Essa informação torna-se crucial para resposta a incidentes de segurança em ambientes Mainframe e AS400, que não possuem este dado nativo (IP Soource).

Ele também conta que se o cliente desejar migrar para uma solução mais completa, isso é muito simples de fazer, mas que a ideia do lançamento é atender empresas que querem ter seu ambiente mainframe monitorado com o IP de origem, mas sem a intenção de comprar uma ferramenta forense completa. "O 3X Security consegue monitorar em tempo real pessoas, dados, recursos e comunicação de outras plataformas com o mainframe, inclusive comunicações criptografadas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.