A Secretaria do Tesouro Nacional está com um novo sistema para gerar e analisar informações sobre os gastos públicos. Trata-se do Tesouro Gerencial (TG), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vinculado ao Ministério da Fazenda, sistema que substituiu o Siafi Gerencial. O sistema foi desenvolvido com base na plataforma analítica da MicroStrategy, fornecedora de plataformas de software empresarial, e sua implementação finalizada no início do ano.
O Siafi Gerencial foi criado em 1995 para prover à administração pública informações gerenciais referentes à execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da União. O TG unifica dados provenientes de vários sistemas estruturantes do governo e amplia expressivamente o universo de informações até então disponíveis aos usuários do Siafi Gerencial, que disponibilizava apenas dados agregados oriundos do próprio sistema.
De acordo com Maria Elizabete Vaz, coordenadora geral de soluções analíticas da superintendência de relacionamento com o cliente de administração financeira do Serpro, 20 anos após sua concepção o Siafi Gerencial, embora inovador para a época em que foi desenvolvido, apresentava limitações naturais em relação à evolução da tecnologia da informação e encontrava-se obsoleto. Além disso, a razão para a Secretaria do Tesouro Nacional solicitar o desenvolvimento do TG foi o fato de que seria necessário adequá-lo aos requisitos exigidos pelo Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adotado a partir deste ano.
“Entre as possibilidades que se abrem com a nova solução, está a construção de painéis de indicadores com atualização diária e automática e visualização por meio de dispositivos móveis. Os relatórios são elaborados de forma interativa, com entrega programada em diversos formatos. A produção de séries históricas também foi simplificada, já que antes eram visualizadas informações somente de um exercício por vez e agora uma mesma consulta pode apresentar dados de diversos exercícios”, ressalta a coordenadora.
Para gerar, por exemplo, os demonstrativos do Relatório Resumido da Execução Orçamentária da União, com o Siafi Gerencial eram necessárias 141 consultas, executadas uma a uma, em sequência, com um intervalo de espera entre elas. Esse procedimento levava de uma semana a dez dias para ser concluído e envolvia de três a quatro pessoas, sem falar que existiam grandes chances de travamento do sistema e de erros em decorrência dos procedimentos manuais no tratamento de planilhas. Já no TG, os mesmos demonstrativos são gerados, por uma única pessoa, em um ou dois dias, com apenas 20 consultas, que podem ser agendadas previamente, eliminando assim as indesejáveis esperas e minimizando as possibilidades de erros.
Na comparação com o Siafi Gerencial, que disponibilizava dezenas de milhões de registros e apresentava apenas informações agregadas, o volume de dados do TG chegará a bilhões de registros por ano, uma vez que disponibiliza dados como, por exemplo, os relacionados aos lançamentos contábeis.
“Temos à disposição um sistema que revoluciona o fluxo de trabalho de produção de informações para tomadas de decisão, devido às robustas funcionalidades de geração, automação e customização de relatórios financeiros, melhorando consideravelmente a qualidade dos gastos. Logo na primeira semana em que o sistema foi disponibilizado as mudanças foram perceptíveis. Consultas, que sequer eram possíveis de serem realizadas pelo Siafi Gerencial, são feitas em segundos, além de outras que simplesmente estão além da capacidade até mesmo do Siafi Operacional”, ressalta Tiago Maranhão Barreto Pereira, gerente de informações contábeis-fiscais da Secretaria Tesouro Nacional.
O sistema consolida as soluções de data warehouse da Secretaria em uma base de dados única, divididas em cinco temas. Além das consultas gerenciais e pagamento efetivo, o Sistema de Informações de Custos (SIC) está incorporado à plataforma do TG, permitindo a melhoria do acompanhamento dos custos e da qualidade dos gastos públicos. O TG abrange, também, a emissão dos relatórios legais: relatórios da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e relatórios de estatísticas fiscais (GFSM). Além disso, conta com o módulo “Consultas Públicas”, disponível na web e aberto ao público, sem necessidade de cadastramento prévio.