Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Denúncias de uso ilegal de softwares já ultrapassam volume registrado no ano...

Denúncias de uso ilegal de softwares já ultrapassam volume registrado no ano passado

0
Publicidade

A BSA| Software Alliance, maior defensora do setor de software perante governos e no mercado internacional, com escritório em São Paulo, encerrou outubro com 9.820 denúncias relacionadas ao uso de softwares piratas ou não licenciados no Brasil. O volume já ultrapassa o total computado para 2015, quando a instituição fortaleceu a campanha “Pensando Bem”, que procura conscientizar a população, sobretudo as empresas, sobre os riscos relacionados ao uso de software pirata.

A campanha, realizada pela agência 4BUZZ na internet e em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) alerta para o fato de que a pirataria no setor é crime, causa muitos prejuízos e a responsabilidade por seu combate deve ser compartilhada.

A campanha divulga os canais e os procedimentos por meio dos quais a população pode relatar com segurança o uso ilegal das ferramentas de software: www.denunciepirataria.org.br ou http://empreendedorlegal.org.br.  “O uso de softwares piratas abre margem para os ataques cibernéticos, uma prática que acarretou às empresas, somente em 2015, um prejuízo de U$ 400 bilhões. Ou seja, é algo que faz muito mal à economia global”, diz o country manager da BSA para o Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga)

Segundo o levantamento da BSA, nos últimos 12 meses a instituição registrou 12.480 denúncias, o que significa uma média de mais de mil relatos por mês. “Nem todas as denúncias procedam, mas de certo é um volume considerável, e nós atribuímos essa mobilização à campanha Pensando Bem e à disseminação de informações às empresas sobre como estabelecer um programa efetivo de gestão de ativos de software (SAM – Software Asset Management), capaz de minimizar os riscos econômicos e reputacionais advindos da pirataria”, diz Pitanga.

A edição de 2016 da pesquisa da BSA sobre uso irregular de softwares em todo o mundo mostra que, no Brasil, o percentual de softwares não licenciados é de 47%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile