10 principais tecnologias emergentes, segundo o Fórum Econômico Mundial

0

De pacientes virtuais a agulhas sem dor, sintetizando genomas inteiros e medicina digital, essas 10 principais tecnologias emergentes estão transformando nossas vidas pós-COVID-19. Um grupo internacional de especialistas apontou essas e outras tecnologias emergentes como as que têm maior probabilidade de impactar o mundo nos próximos três a cinco anos.

Por exemplo, um grupo suíço foi capaz de sintetizar todo o genoma COVID-19 reproduzindo a sequência genética enviada por cientistas chineses. Eles estavam essencialmente teletransportando o vírus para seu laboratório para estudo, sem esperar por amostras físicas. A capacidade de escrever nosso genoma inevitavelmente ajudará os médicos a curar doenças genéticas.

À medida que avançamos para os testes clínicos de uma vacina COVID-19, os pacientes virtuais, em vez de humanos vivos, poderiam ajudar a identificar vacinas candidatas bem-sucedidas, reduzir custos e acelerar a pesquisa. Também impediria o teste de vacinas candidatas imperfeitas em voluntários vivos.

Enquanto o surto se desenrolava, dezenas de aplicativos médicos e bots foram desenvolvidos, expandindo o panorama da medicina digital. Esses aplicativos podem detectar a depressão e fornecer aconselhamento. Os bots responderam a mais de 200 milhões de consultas sobre sintomas e tratamentos de COVID. O COVID-19 continuará a moldar nossas vidas e essas tecnologias emergentes podem preencher as lacunas criadas pela pandemia.

A lista também inclui novas tecnologias que podem ajudar a combater as mudanças climáticas, combatendo as principais indústrias poluentes. Essas novas tecnologias verdes incluem aviões inovadores, novas formulações de concreto e o uso da luz solar para abastecer refinarias.

As 10 principais tecnologias para fazer a lista são:

Pacientes Virtuais

Pacientes virtuais, em vez de humanos vivos, poderiam tornar os testes de vacinas mais rápidos e baratos. Essa tecnologia reduziria significativamente o número de seres humanos necessários para a experimentação.

Microagulhas para injeções e testes indolores

Essas minúsculas agulhas prometem injeções sem dor e exames de sangue. As microagulhas não tocam as terminações nervosas. Como o processo não precisa de equipamentos caros ou muito treinamento, eles podem ser usados ??em áreas que normalmente não recebem tecnologias médicas de ponta.

Síntese do Genoma Completo

A síntese de todo o genoma transformará a engenharia celular. A capacidade de escrever nosso genoma inevitavelmente ajudará os médicos a curar doenças genéticas.

Medicina Digital

A medicina digital é uma coleção de aplicativos que detectam e monitoram a saúde mental e física dos pacientes. Esses aplicativos e bots podem aprimorar a medicina tradicional e fornecer suporte a pacientes com acesso limitado aos cuidados de saúde.

Aviação Elétrica

Os motores de propulsão elétrica eliminariam as emissões diretas de carbono. Essa tecnologia também pode reduzir os custos de combustível em até 90%, a manutenção em até 50% e o ruído em quase 70%. Atualmente, cerca de 170 projetos de aviões elétricos estão em andamento.

Cimento com baixo teor de carbono

O concreto, o material de fabricação humana mais usado, molda grande parte do nosso mundo construído. Se a produção de cimento fosse um país, seria o terceiro maior emissor, depois da China e dos EUA. Os pesquisadores estão trabalhando em abordagens de baixo carbono, mudando a receita, usando materiais diferentes e usando tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

Química movida a energia solar

Essa abordagem usa a luz solar para converter resíduos de dióxido de carbono em produtos químicos necessários, fabricados a partir de combustível fóssil. Essa abordagem poderia reduzir as emissões de duas maneiras – usando gás indesejado como matéria-prima e usando a luz do sol como fonte de energia em vez de combustíveis fósseis.

Hidrogênio verde

Os métodos atuais de produção de hidrogênio não são ambientalmente eficientes. O hidrogênio verde, produzido por eletrólise, não tem subproduto, ao contrário dos processos atuais. O hidrogênio verde pode transformar as indústrias que requerem combustível de alta energia.

Computação Espacial

A "computação espacial" reunirá aplicativos e sensores de realidade para facilitar as interações homem-máquina e máquina-máquina a um novo nível. Ele combina essas capacidades e controla os movimentos e interações dos objetos, permitindo que uma pessoa navegue no mundo digital e físico.

Quantum Sensing

Sensores quânticos habilitam veículos autônomos que podem "ver" em curvas, sistemas de navegação subaquática, sistemas de alerta precoce para atividade vulcânica e terremotos, e scanners portáteis que monitoram a atividade cerebral de uma pessoa durante a vida diária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.