Publicidade
Início Notícias Negócios 87,5% das empresas no Brasil iniciaram ou aceleraram projetos de transformação digital...

87,5% das empresas no Brasil iniciaram ou aceleraram projetos de transformação digital durante a pandemia, aponta estudo da Dell

9
Publicidade

Cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital neste ano. O número – que está acima da média mundial, que é de 80% – faz parte do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), terceira edição do estudo bianual realizado pela Vanson Bourne, e patrocinado pela Dell Technologies em parceria com a Intel.

O estudo deste ano, realizado com 4,3 mil líderes de médias e grandes empresas de 18 países, incluindo o Brasil, é a terceira edição do índice e traz um retrato de como a pandemia impactou as estratégias e os investimentos das organizações voltados à transformação digital. No mercado brasileiro, o DT Index 2020 identificou que 92% das empresas estão reinventando seu modelo de negócio por conta do cenário gerado pela COVID-19. Apesar disso, 45% estão preocupadas que a transição não seja rápida o suficiente, 27,5% temem não sobreviver aos próximos dois anos e 67,5% acreditam que não vão fechar, porém perderão muitos postos de trabalho e levarão anos para retornar à lucratividade.

Vale destacar que, apesar de 42% das empresas instaladas no país afirmarem que aceleraram todos ou a maioria de seus projetos voltados à transformação digital, 58% admitem que fizeram pouco ou nenhum progresso nesse sentido. Entre as iniciativas mais relevantes, 58,3% dos entrevistados no Brasil priorizararam investimentos em soluções voltadas a garantir o trabalho remoto e home office, enquanto que 44,6% tiveram de reinventar a forma de entregar produtos e serviços para clientes e colaboradores e 40,6% aumentaram os esforços para evitar ataques cibernéticos.

A grande maioria (96%) reconhece que a pandemia evidenciou a importância de ter uma infraestrutura de TI mais ágil e escalável para atender às novas necessidades do negócio. Contudo, menos da metade (44%) afirmam ter as soluções tecnológicas adequadas para permitir uma aceleração dos projetos de digitalização.

“Os dados de Brasil do DT Index confirmam a percepção de que a pandemia acelerou as iniciativas voltadas à transformação digital dos negócios e tem exigido que as empresas repensem os investimentos em tecnologia”, afirma Diego Puerta, líder da Dell Technologies Brasil. “Mais do que nunca, ter uma infraestrutura de TI moderna e escalável passou a ser uma condição essencial para que as empresas sobrevivam ao cenário de pandemia e, principalmente, tenham sucesso de médio e longo prazos”, complementa.

O gerente técnico e especialista em IoT da Intel Brasil, Fabiano Sabatini, reforça que a quarentena acentuou a necessidade das empresas e do mercado na busca por mais agilidade, segurança e precisão em seus sistemas. “A transformação digital já existia há algum tempo, porém, em uma velocidade menor. A pandemia exigiu uma adaptação urgente para as empresas trazendo a necessidade de focar em uma infraestrutura para lidar com o momento atual, ao mesmo tempo em que é essencial pensar no pós-pandemia e investir em tecnologias não só para o desenvolvimento quanto para a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais atualizado e competitivo”, afirma Sabatini.

Investimentos atuais e futuros em TI

Sobre os investimentos em TI associados à transformação digital que estão em andamento, as prioridades das empresas brasileiras são cibersegurança e privacidade (66%) e, na sequência, empatadas com 65,5% das menções aparece: análise e gestão de dados, ambiente de trabalho digital e serviços digitais sob demanda.

Investimentos planejados para 1 a 3 anos

Já quando questionadas sobre quais os principais projetos para os próximos um a três anos, a maioria (53%) das empresas instaladas no Brasil, cita a preparação dos ambientes para o 5G.

 Barreiras para a Transformação Digital

A pandemia pode ter catalisado a transformação digital, mas a evolução contínua é um desafio. Entre os entrevistados no Brasil, 95,5% apontam que enfrentam barreiras para avançar em seus processos de digitalização. Os principais desafios são:

  • 34,5% falta de crescimento econômico
  • 33% incapacidade de extrair informações importante dos dados
  • 28% preocupações com privacidade e cibersegurança
  • 28% falta de recursos e orçamento
  • 27,5% regulamentação ou mudanças nas leis 

 Brasil tem queda entre empresas ‘Líderes Digitais’

A exemplo dos estudos realizados nos anos anteriores, o DT Index 2020, separou as empresas consultadas em cinco grandes grupos (Retardatárias Digitais, Seguidoras Digitais, Avaliadoras Digitais, Adotantes Digitais e Líderes Digitais), com base no desempenho percebido em quatro áreas: incorporação dos principais atributos de um negócio digital, estratégia de TI existente, estratégia de transformação da força de trabalho e investimentos planejados para os próximos cinco anos.

O Brasil vem em uma curva descendente de empresas que se encaixam na categoria Líderes Digitais, que seriam aquelas nas quais a Transformação Digital está enraizada no DNA do negócio. O índice foi de 12%, em 2016, para 6% em 2018 e caindo para apenas 4% este ano. Já no segundo grau de maturidade, os Adotantes Digitais, concentra 50% das empresas, ante 37% em 2018 e 20% em 2016.

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile