Assespro-PR firma parceria para exportar produtos e serviços de pequenas empresas de TI

0
 
Para fomentar a internacionalização de microempreendedores e pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras do segmento de TI, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR) firmou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a rede Enterprise Europe Network (EEN). A intenção é facilitar a exportação de produtos e serviços de TI para a Europa.

A Enterprise Europe Network é um programa da União Europeia, criado em 2008, com o objetivo de apoiar a internacionalização de empresas em mais de 60 países. No Brasil, a EEN é gerenciada pelo Ibict, unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o apoio de outros parceiros do consórcio. 

A Assespro-PR e a EEN já tinham estabelecido uma parceira em 2016 para promover o engajamento de empresas brasileiras em atividades de cooperação internacional. A partir de agora, a parceria entra em um novo estágio, com a inauguração de novos procedimentos e ferramentas para networking de modo on-line. 

A EEN possui uma plataforma voltada para parcerias entre as empresas dos países-membros, com chamadas para oportunidades de negócios. Além disso, promove rodadas de negócios internacionais voltadas para inovação. A Assespro-PR vai apoiar a avaliação e a promoção de empresas brasileiras nesses processos. 

Segundo o Ibict, a atuação da Assespro-PR será decisiva para mobilizar as empresas de TI, do Paraná e de todo o Brasil, a se integrarem à rede EEN. A plataforma on-line vai viabilizar a conexão entre as empresas e as oportunidades de negócios, enquanto a Assespro-PR ajudará a validar os perfis das empresas brasileiras que são publicados dentro da rede e a fazer essa promoção, tornando ainda mais eficaz o processo de internacionalização. 

As empresas interessadas podem aproveitar, ainda, o "balcão de oportunidades", realizado periodicamente pela rede EEN, em que são feitas ofertas e demandas de negócios. Há transferência de tecnologia e triangulação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e agências de inovação de outros países. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.