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Consumidor 5G tem potencial de gerar US$ 31 trilhões na indústria de TIC até 2030, estima Ericsson

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O mercado consumidor 5G pode valer US$ 31 trilhões em 2030 globalmente, de acordo com o novo relatório Harnessing the 5G Consumer Potential da Ericsson ConsumerLab. O relatório estima que os provedores de serviços de comunicação (CSPs) podem ganhar US$ 3,7 trilhões deste total – um valor que pode aumentar ainda mais à medida em que surgem novas oportunidades de serviços digitais adjacentes.

O relatório também estima que os CSPs poderiam gerar até US$ 131 bilhões até 2030 apenas com as receitas de serviços digitais, agrupando e comercializando pro-ativamente os casos de uso 5G. Cerca de 40% destas projeções de receita são atribuídas aos gastos do consumidor em vídeo aprimorado, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e jogos em nuvem em redes 5G. O relatório projeta que a RA provavelmente gerará mais da metade de todos os gastos do consumidor em mídia envolvente até 2030 – começando com jogos e estendendo-se a outras áreas como compras, educação e colaboração remota.

As principais descobertas também destacam como o impacto da pandemia COVID-19 nas finanças pessoais e nas prioridades financeiras pode ter afetado a disposição dos consumidores de pagar um prêmio pelas assinaturas 5G.

No início de 2019, o consumidor médio estava disposto a pagar um prêmio de 20% pelo 5G. À medida que 2020 chega ao fim, esse número caiu para 10 por cento. No entanto, um em cada três primeiros adotantes globalmente ainda está disposto a pagar um prêmio de 20%. Esses altos níveis de aceitação dos primeiros usuários podem ajudar a impulsionar a recuperação econômica, de acordo com o relatório.

O relatório também projeta que, ao impulsionar pro-ativamente a adoção de 5G pelo consumidor, os CSPs poderiam obter uma receita média de 5G por usuário (ARPU) 34 por cento maior até 2030. Isso poderia impulsionar as receitas do consumidor a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 2,7 por cento em comparação com a receita fixa crescimento de 0,03%, adotando uma abordagem passiva ao longo da década.

Jasmeet Singh Sethi, chefe do ConsumerLab, Ericsson Research, afirma: “Esta é a primeira vez que a Ericsson apresenta uma previsão de receita para o mercado consumidor 5G, que continua sendo o negócio principal dos provedores de serviços de comunicação. Por meio de nossa pesquisa, destacamos o papel do desenvolvimento de casos de uso, inovação tarifária, cobertura 5G de qualidade e parcerias de ecossistema para desbloquear o verdadeiro potencial desse mercado. É claro que o 5G gerará enormes oportunidades para CSPs em negócios de consumo ao longo da década. Como essa jornada já está em andamento, os CSPs que desenvolvem suas propostas de consumo de maneira rápida e proativa são provavelmente os maiores vencedores.”

O relatório também destaca o papel habilitador que tecnologias como computação de ponta e divisão de rede terão para ajudar os provedores de serviços a proteger a receita do consumidor habilitado para 5G. Isso pode vir de serviços digitais essenciais, como jogos em nuvem e aplicativos de realidade aumentada, ou serviços digitais adjacentes, como conectividade no carro e recursos de segurança associados.

Em maio de 2019, o Ericsson ConsumerLab lançou um relatório que mede o interesse do consumidor em mais de 30 casos de uso e sua disposição de pagar por eles. O novo relatório de potencial do consumidor 5G se baseia nesses insights por meio de previsões de potencial de negócios, tanto para provedores de serviços quanto para o ecossistema de TIC mais amplo.

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