Publicidade
Início Notícias Gestão Pesquisa revela que Brasil reagiu bem à mudança do trabalho em razão...

Pesquisa revela que Brasil reagiu bem à mudança do trabalho em razão da Covid-19

0
Publicidade

É fato que, diante da necessidade de milhões de empregados trabalharem em casa durante a pandemia Covid-19, grande parte das empresas brasileiras se viram “obrigadas” a acelerarem sua adoção de tecnologias digitais no ambiente de trabalho, um fator que também impulsionou as operadoras do país a aumentarem rapidamente sua capacidade de rede, segundo aponta o novo relatório publicado pela Information Services Group (ISG), uma empresa global em pesquisa de tecnologia e consultoria, e promovido pela TGT Consult no Brasil.

O relatório ISG Provider Lens Digital Workplace of the Future – Services & Solutions para o Brasil destaca que o ano de 2020 será lembrado como o ano do “trabalho de casa” em razão da pandemia. Surpreendentemente, muitas dessas empresas que adoraram o trabalho remoto detectaram uma maior produtividade, pois grande parte de seus colaboradores conseguiram atuar com maior foco e trabalhar mais horas líquidas por dia. “No entanto, esse nível de produtividade pode não sobreviver uma vez que as pessoas possam sair de suas casas para se divertir e outras atividades sociais. Ainda assim, existe uma crença comum de que muitas pessoas continuarão a trabalhar em casa, mesmo depois que uma vacina estiver disponível para ajudar a controlar a ameaça da Covid-19”, diz o estudo.

Pedro L. Bicudo Maschio, autor da pesquisa ISG, explica que, como em outros países, a Covid-19 aumentou a importância das tecnologias digitais no local de trabalho, pois as empresas facilitaram as transições para o trabalho em casa e remoto. Isso aumentou imediatamente a demanda por serviços de local de trabalho gerenciado em grande escala para substituir o suporte técnico presencial. Os clientes brasileiros se beneficiaram de provedores de serviços globais que enfrentaram primeiro os desafios da pandemia na Ásia e na Europa. “Sem dúvida, este foi um ano em que o Brasil rompeu barreiras intelectuais para que o trabalho remoto funcionasse e abriu caminho para a desmitificação da transformação digital, quebrando preconceitos em relação à segurança e à funcionalidade”, ressalta o autor.

Além disso, um esforço conjunto das operadoras brasileiras evitou grandes interrupções nos serviços de Internet em 2020, apesar do tráfego significativamente maior nas redes fixas e móveis. As mudanças desencadeadas pela crise incluíram a migração do tráfego de celular para fixo e uma mudança de contas pré-pagas para pós-pagas para a maioria dos 225 milhões de dispositivos móveis do país.

“As pessoas no Brasil puderam trabalhar em casa de forma rápida e eficaz, graças às respostas rápidas das operadoras, consultores de ambiente de trabalho digital e outros fornecedores”, afirma Pedro Bicudo.

As soluções de colaboração corporativa e de equipe também assumiram uma importância maior com a mudança para o trabalho em casa. Novas soluções foram disponibilizadas no Brasil e preencheram lacunas nas plataformas Microsoft e Google que dominam o mercado, diz o relatório. Existem soluções disponíveis que se integram bem com os players dominantes e com código aberto, bem como opções para nichos da indústria que requerem medidas específicas de segurança e privacidade. “O Zoom é colocado obviamente nesse quadrante de softwares como líder, mas há outras empresas que seguem na disputa. A novidade em relação a esse segmento é o fato de que existem as soluções generalistas, como é o caso da Microsoft Teams e do Google Meet, mas surgem também as soluções mais dedicadas ao uso empresarial, como é o caso do Webex e Zoom.  Além de outros softwares especializados em soluções para o setor da educação, medicina, treinamento e até para mega apresentações”, conta o autor.

“Este estudo do mercado de serviços de Digital Workplace é uma síntese do ano de 2020 e confirma o que já havíamos percebido em nossos clientes, a pandemia foi um grande agente da transformação digital, principalmente na dimensão da relação entre empresa e seus colaboradores”, afirma Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult. Os serviços de mobilidade gerenciada têm ajudado as empresas a garantir que os funcionários remotos tenham os dispositivos, aplicativos e dados de que precisam. No entanto, a segurança cibernética é uma preocupação crescente, à medida que os cibercriminosos exploram as vulnerabilidades de dispositivos móveis recém-conectados à empresa para obter acesso às redes corporativas. Os principais fornecedores de mobilidade e gerenciamento de endpoint estão melhorando suas plataformas e serviços para lidar com este problema, diz o levantamento ISG Provider Lens Digital Workplace of the Future – Services & Solutions 2020 para o Brasil.

A pandemia aumentou drasticamente o uso de conferências e eventos online e, embora as empresas percebessem o valor do streaming de vídeo como ferramenta de vendas e marketing, também descobriram a necessidade de plataformas robustas para atender às suas necessidades, afirma o relatório. Enquanto isso, a necessidade repentina de colaboração e comunicação virtual revelou que as plataformas genéricas não atendem a todos, intensificando o interesse em soluções específicas para aplicações verticais, como aulas, consultas médicas e apresentações financeiras.

Agora, a palavra que os executivos e fornecedores devem pensar para o amanhã é: eficiência. “É possível alavancar a eficiência que se ganha quando as pessoas trabalham remotamente. Remoto não quer dizer em casa, mas quer dizer que não é preciso concentrar todo mundo em um único escritório grande e caro. Fazer as pessoas irem até um escritório não é eficiente. Então, todos devem pensar em quais são as formas mais eficientes de se fazer um serviço. Tudo isso significa abrir a mente para a verdadeira transformação digital”, ressalta Bicudo.

Para concluir, o autor alerta sobre os erros mais comuns causados pela falta de conhecimento em tecnologia. Segundo o analista, o primeiro erro é pensar que “não vai funcionar”. Muitos executivos não acreditavam que os negócios poderiam funcionar em lockdown, porém agora descobriram que é possível e que a economia não parou totalmente. “A primeira questão é modernizar o pensamento, de poder se criar novas formas de fazer as coisas. Eu acho que esse foi o primeiro erro – o conservadorismo. O segundo é o medo. O risco, a vulnerabilidade e o roubo sempre existiram, eles só mudaram para um ambiente virtual. O terceiro está ligado aos outros dois que é o radicalismo, que é o oposto. Achar que vai ser possível fazer tudo remotamente. Que pode substituir as pessoas por tecnologia, isso também não é real”, conclui.

DIGITAL WORK PLACE FORUM

A TI INSIDE promove no dia 15 de dezembro próximo a 2ª edição do Digital Work Place Forum, que vai discutir como as empresas devem implantar o novo ambiente e o futuro do trabalho. Mais informações e inscrições no site www.digitalworkplaceforum.com.br

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile