Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Recursos Humanos: teste com IA aumenta eficiência de processos seletivos

Recursos Humanos: teste com IA aumenta eficiência de processos seletivos

0
Publicidade

Após o lançamento de um novo produto em agosto, a Mindsight, empresa especializada em tecnologia e ciência de dados em Recursos Humanos, apresenta novidades na sua solução de testes para recrutamento e seleção. O software já revelava a personalidade, habilidades, match com a posição e fit cultural de candidatos em processos seletivos. Agora, com três novos testes que avaliam interesses, raciocínio simples e raciocínio adaptativo, a Mindsight passa a apoiar contratações de todos os níveis e melhora a experiência dos candidatos.

Principal produto da empresa, o MindMatch começou a ser desenvolvido em 2015 e hoje representa 85% do faturamento da Mindsight. Os principais objetivos do software, que conta com algoritmos de Inteligência Artificial para o cruzamento de dados dos testes com o mapeamento da cultura da empresa e com arquétipos (pré-definidos ou personalizados) de funções, são reduzir o tempo e remover vieses dos processos seletivo, assim como aumentar a assertividade nos recrutamentos.

“Com os novos assessments complementando os que já oferecíamos, conseguimos auxiliar contratações de todos os níveis, de operacional a corporativo, e melhorar a experiência dos usuários, reduzindo em mais de 50% o tempo necessário para finalizar o teste”, explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.

Utilizando o MindMatch, o Grupo Ri Happy conseguiu reduzir o tempo de triagem de candidatos de dois dias para apenas três horas. No processo seletivo como um todo, o SLA (Service Level Agreement) diminuiu em 33%, de 30 para 20 dias. “O teste nos garante a manutenção de um bom relacionamento com os candidatos, além de assegurar assertividade no método de avaliação das pessoas. Como a equipe de recrutamento tem menos contato pessoal com o candidato em um processo virtual, o teste traz segurança para a avaliação”, afirma Lara Modesto, coordenadora de Recursos Humanos da Ri Happy.

Atualmente, o MindMatch conta com mais de 250 clientes, incluindo empresas como Stone Pagamentos, XP Investimentos., Itaú, Suzano, Raízen, Kroton, Tim Brasil e Porto Seguro.

Testes do MindMatch

Com os novos assessments lançados este mês, o software possui agora oito diferentes testes que ajudam empresas a contratarem os candidatos ideais. São eles:

*Teste de Cultura Organizacional: mensura valores e crenças ligados ao ambiente de trabalho, por ordem de prioridades. Um mapeamento cultural é construído com base nas pessoas de referência da empresa, para depois, durante o processo seletivo, identificar a aderência de cada candidato.

*Teste Social: é um Situational Judgement Test (SJT) de habilidades interpessoais, melhor alternativa de teste psicométrico para se medir inteligência social sem a necessidade de um avaliador presencial.

*Teste Motivacional: é um Conditional Reasoning Test, que mede o constructo de força de motivação relativa. As questões do teste identificam os mecanismos de justificativa que o sujeito atribui às situações, sendo possível mensurar a energia e determinação para alcançar objetivos.

*Teste de Learning Agility (NEXA): mensura a habilidade de lidar com novas experiências de forma flexível e rápida, testando novos comportamentos, colhendo feedbacks e refletindo sobre as tentativas anteriores. Além disso, mede a capacidade do indivíduo de fazer ajustes rápidos para concretizar a experiência em um novo aprendizado, podendo aplicá-lo em uma outra situação. Esse teste é muito utilizado para seleção e desenvolvimento de líderes.

*Teste de Personalidade: mensura diferentes atributos de personalidade que podem variar de 0 a 100. Ao final do mapeamento, cada pessoa testada revela uma combinação única de características, com diferentes intensidades. O teste é realizado a partir da autopercepção do sujeito, ou seja, é um self assessment.

*Teste de Interesses (novo): construído com foco em posições operacionais, este teste tem como base a teoria do hexágono de Holland.. Por meio de questões simples, é possível identificar os principais interesses do candidato, que podem ser agrupados nas categorias convencional, realista, investigativo, artístico, social e empreendedor. “Em posições mais operacionais, o interesse da pessoa por uma certa atividade possui correlação direta com sua performance e a satisfação como funcionário”, explica Thaylan.

*Teste de Raciocínio Adaptativo (novo): mensura habilidades cognitivas e resolução de problemas com questões direcionadas de acordo com o desempenho do próprio respondente, melhorando a experiência do usuário. “Criamos um grande banco de questões para compor o teste e aplicamos diversas etapas de calibração para manter a confiabilidade e segurança do resultado”, afirma.

*Teste de Raciocínio Simples (novo): versão simplificada do teste de Raciocínio Adaptativo e adaptada para posições operacionais. O teste é rápido e o resultado é “aprovado” ou “reprovado”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile