Seaborn investe em cabo submarino para ligar Brasil e Estados Unidos

0

A crescente demanda por conectividade e banda larga, está impulsionando o mercado de sistemas de cabos submarinos de fibra ótica, conectando o Brasil com diferentes países. O mais recente investimento de um grande grupo internacional foi anunciado em outubro, para conectar Estados Unidos e o Brasil.

Steve Orlando é o CEO da Seaborn falou sobres os planos da empresa para próximo ano e do primeiro investimento feito em Recife, junto com um consórcio de investidores, para montar um data center para suportar o serviço de tráfego de dados de alta velocidade.

TI Inside Quais são os planos da Seaborn para 2021 após sua reestruturação e após a recuperação judicial da empresa?

Steve – Os planos da Seaborn para 2021 estão focados em continuar a desenvolver nossas habilidades como um desenvolvedor-proprietário-operador líder de sistemas de cabos submarinos de fibra ótica. Além disso, planejamos prosseguir fortalecendo o compromisso de nossa empresa direcionado pela tecnologia e à abordagem do cliente em primeiro lugar ao entregar as soluções de classe mundial das quais nossos clientes confiam. Como decorrência de nossa reestruturação, nossa expectativa é estarmos mais estrategicamente alinhados com as oportunidades de crescimento e esperamos obter resultados positivos com esse momento.

Algumas das iniciativas que já tomamos para nos aproximar de nossa visão e objetivos para 2021 incluem ajudar o BSO, operador global de telecomunicações, a estender sua gama completa de serviços de conectividade para a América Latina, com nosso parceiro, EdgeUno; e para lançar novos serviços de rede submarina no sistema de cabos AMX-1 entre os Estados Unidos e o Brasil com a Infinera. Essas iniciativas por si só ilustram nossa trajetória de crescimento e expansão. A Seaborn está comprometida em atender às necessidades de comunicação nas Américas em nome de empresas com foco global e ávidas por dados, enfatizando nossa busca por inovação, experiência e suporte ao cliente.

TI Inside – Qual é a estratégia e os planos da Seaborn para o Brasil em 2021, pois acaba de lançar o sistema de cabos AMX-1 da Seaborn para ligar o Rio de Janeiro a Jacksonville, Flórida, e também fazer parte do consórcio de investidores Recife Co., como o parceiro tecnológico, para a instalação de um Data Center com tráfego de dados em alta velocidade? 

Steve – Estas são duas iniciativas muito interessantes para a Seaborn. O AMX-1, conectando Rio de Janeiro e Jacksonville, Flórida, está pronto para operar. O consórcio de investidores Recife Co. expande o alcance da empresa no norte do Brasil. Estamos construindo um ramal de 500 quilômetros do Seabras-1, que levará o cabo submarino diretamente para um data center que também iremos construir. Dado que atualmente a área é atendida a partir de Fortaleza, que fica a mais de 400 quilômetros de rede terrestre, isso dará à área uma grande vantagem. Uma base aprimorada de conectividade internacional dará a essa área, que já é um importante hub focado em tecnologia, uma nova liberdade para crescimento, especialmente porque oferece espaço para mais conectividade no sul do Brasil e outras localidades. É aqui que nossos recursos serão alinhados no curto prazo.

TI Inside – Como está o mercado de Edge Computing no Brasil, América Latina e no mundo? Onde há mais oportunidades para a Seaborn? E quais inovações a Seaborn apresenta neste mercado?

Steve  – O mercado de Edge Computing continua a redefinir a infraestrutura de TI e é onde muitos concordariam que estamos conduzindo globalmente como resultado da crescente demanda por melhor desempenho, menor latência e muito mais. A América Latina certamente não é exceção, e espera-se que esse mercado regional de Edge Computing alcance US$ 0,44 bilhão em 2023, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 31,1%. A conectividade está no centro da Edge Computing e a coleta e transporte de grandes quantidades de dados que estamos criando com aplicativos centrados em ponta continua a ser uma das principais preocupações. Nossa rede construída no norte do Brasil é um exemplo de nosso compromisso com o aprimoramento de capacidades no Brasil, América Latina e em todo o mundo. Entendemos que novos mercados e soluções de conectividade, como conectar a América do Sul à Flórida, são importantes para os mercados existentes e emergentes.

A Seaborn também está comprometida em aumentar a diversidade de nossos sistemas de rede. Por exemplo, o transporte geograficamente diverso, a linha privada Ethernet e os serviços IP em nosso sistema de cabo AMX-1 estão ajudando a atender à demanda de ponta. Construir nossos recursos de serviço em nossos sistemas ajuda a atender de maneira econômica às crescentes demandas de capacidade dos clientes com soluções confiáveis e de baixa latência. Estamos arquitetando um backbone sólido para uma nova era de requisitos de conectividade, e isso se alinha bem com o suporte ao crescimento de borda.

TI Inside – O que é inovação sustentável? Como a Seaborn oferece inovação sustentável?

Steve – A inovação sustentável está rapidamente se tornando uma prioridade para muitas indústrias, e é uma ideia que o cenário dos cabos submarinos também está trabalhando para se integrar holisticamente. No centro da inovação sustentável está a ideia de que você está reconhecendo a ética ambiental como um princípio empresarial central. Significa permitir que a sustentabilidade funcione como um pilar de sucesso ao lado de outros fatores tradicionalmente priorizados, como custo e desempenho, em vez de um bom complemento ou reflexão tardia.

Os cabos submarinos e o ambiente marinho têm uma estreita inter-relação, o que significa que há grandes riscos para garantir a integridade do cabo e reduzir a quantidade de perturbações no ambiente desse ecossistema. Sendo assim, a Seaborn reconhece a importância da sustentabilidade para alguns de nossos principais clientes e está comprometida em implementar as melhores práticas, soluções e selecionar fornecedores que também se alinhem com esses valores.

A inovação sustentável é um processo em que as considerações de sustentabilidade (ambiental, social, financeira) são integradas aos sistemas da empresa, desde a geração de ideias até a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e comercialização.

De fato, a busca pela sustentabilidade já começa a transformar o cenário competitivo, o que forçará as empresas a mudar a forma de pensar sobre produtos, tecnologias, processos e modelos de negócios. A chave para o progresso, especialmente em tempos de crise econômica, é a inovação. Assim como algumas empresas de Internet sobreviveram ao colapso no ano 2000 para desafiar os titulares, também as empresas sustentáveis emergirão da recessão de hoje para desordenar o status quo. Ao tratar a sustentabilidade como uma meta hoje, os pioneiros desenvolverão competências que os rivais terão dificuldade de igualar. Essa vantagem competitiva os manterá em boa posição porque a sustentabilidade sempre será parte integrante do desenvolvimento.

A inovação em sustentabilidade reflete a próxima geração de pensamento sobre desenvolvimento econômico. Ele acopla a proteção ambientalista dos sistemas naturais com a noção de inovação corporativa, ao mesmo tempo que fornece bens e serviços essenciais que atendem a objetivos sociais de saúde humana, equidade e justiça ambiental. É a onda de inovação que impulsiona a sociedade em direção à tecnologia limpa, economia verde e comércio limpo. É a combinação de esforços positivos, pragmáticos e otimistas de pessoas em todo o mundo para remodelar o desenvolvimento econômico em um processo que aborde os desafios fundamentais da pobreza, justiça ambiental e escassez de recursos. No nível organizacional, o termo inovação em sustentabilidade se aplica ao design de produtos / serviços e processos, bem como à estratégia da empresa.

TI Inside  – Qual a principal demanda do Brasil e da América Latina em termos de conectividade? E os serviços em nuvem devem se expandir além das outras opções de serviço oferecidas pela Seaborn?

Steve – À medida que continuamos trabalhando para superar uma crise global de saúde, a principal demanda nessas regiões tem sido a capacidade. Nas primeiras semanas da COVID-19, nossos clientes, e até mesmo alguns novos, precisavam de mais capacidade, e precisaram dela imediatamente. Era a diferença entre sucesso e fracasso. Felizmente, conseguimos entregar o que em alguns casos eram centenas de gigabites em 24 horas, o que fez uma grande diferença. No primeiro semestre do ano, aumentamos o tráfego de clientes em pouco mais de um terabits e meio – o que é muito para os Estados Unidos e Brasil.

Essa demanda continua forte à medida que os locais de trabalho se tornam remotos e as empresas incorporam mais aplicativos online, e a nuvem é uma parte importante desse consumo. A capacidade de provisionar nuvem dinamicamente é um grande trunfo no momento. Nossa oferta SeaCloud é ótima para uma estratégia de pagamento conforme você cresce, que muitos estão procurando agora.

TI Inside – Quais são as tendências para 2021 na indústria de cabos submarinos?

Steve – Os investimentos em cabos submarinos continuarão a prosperar. O ano de 2020 foi um sinal de alerta para muitos sobre a verdadeira importância da conectividade global, e construir essa atividade provavelmente seguirá com essa perspectiva em mente. As OTTs, provavelmente, ainda estarão na vanguarda desse desenvolvimento contínuo à medida que buscam aumentar sua largura de banda e eficiência de custos, e podemos ver mais modelos de copropriedade com operadoras de telecomunicações emergindo como investidores e operadoras mais fortes também. Além disso, a colaboração entre os provedores de cabo submarino e as operadoras de data center aumentará tendo em vista que o mundo busca continuar a arquitetar uma malha contínua de conectividade que se estende além dos hubs tradicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.