Publicidade
Início Blogueria Como a tecnologia ajuda a reativar o setor hoteleiro no pós-pandemia

Como a tecnologia ajuda a reativar o setor hoteleiro no pós-pandemia

1
Publicidade

Após mais de um ano de incertezas, entramos agora em um período de busca por uma nova normalidade. Atividades comuns como sair de férias ou hospedar-se em um hotel foram suspensas ou postergadas e agora começam a sair do papel. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo no Brasil, os hotéis das principais cidades turísticas do país registraram taxas de ocupação acima dos 75% no último feriado de finados.

Mas com um período de restrições para visitar outros países e regiões, tornou-se imprescindível que o setor hoteleiro fizesse mudanças e inovações que garantissem a implementação de sistemas inteligentes que mantivessem a atenção às medidas sanitárias e distanciamento social, além de fornecer uma gestão superior da capacidade de rede em um hotel, para satisfazer as novas necessidades dos chamados viajantes digitais. 

A era do contactless  

Durante o evento HITEC 2021 (um dos maiores do mundo destinado ao setor hoteleiro), realizado recentemente em Dallas, foi possível estabelecer um diálogo mais próximo com os participantes, com a oportunidade de abordar tendências que serão extremamente relevantes em um futuro não muito distante, onde a nova normalidade apresentará outros tipos de desafios. Embora no evento tenham sido apresentadas ferramentas maduras para Inteligência Artificial (IA), o tema principal foi mesmo como promover uma experiência positiva para o hóspede, e isto se refere aos serviços personalizados e tecnologias contactless, que hoje um hotel deve oferecer ao seu público.

Os dispositivos móveis se tornaram cruciais na dinâmica entre os serviços hoteleiros e seus clientes. Por meio de smartphones, por exemplo, o hotel pode enviar notificações aos usuários promovendo atividades ou produtos especializados. Este método não apenas estabelece o início de uma atenção personalizada, mas também evita o contato físico com as pessoas, o que é crucial neste momento.  Estas tecnologias contactless inclusive evitam o uso excessivo de chaves para entrar em um quarto, com as fechaduras eletrônicas e aplicativos de controle de acesso.

Da mesma maneira, por meio do Property Management System (PMS) dos hotéis, é possível coletar informações sobre o usuário para personalizar serviços e produtos de acordo com as suas preferências. Já há aplicativos disponíveis que detectam a localização do usuário, e com eles é possível, por exemplo, dar gorjeta mediante QR codes que cada garçom carrega consigo. Isto evita o contato físico e minimiza o risco de contágio por Covid-19. 

Qualidade com análise de dados

Outra tendência que ganha espaço é a melhoria da experiência dos hóspedes por meio da coleta de dados. Para isto, é preciso levar em conta que existem dois tipos de dados a serem considerados na operação de um hotel: um se refere a dados da rede e seu estado, enquanto o segundo, diz respeito aos dados do usuário. Quando a meta do hotel é priorizar uma experiência positiva para o hóspede, a chave está na compreensão dos interesses de cada pessoa ao se hospedar. Graças a estas análises podem ser integrados serviços personalizados, o que torna sua estada mais confortável e confiável.

Em relação aos dados operacionais da rede, estes não existem apenas para conhecer o status da infraestrutura e sua capacidade de operação e conectividade, mas também como um elemento para poder capturar tanto dados de usuários, como da rede. Sistemas avançados de analytics permitem monitorar o desempenho da rede e contar com inteligência artificial para prever futuros problemas.

O crescimento da IoT

A pandemia e os novos hábitos dos usuários geraram grandes mudanças no setor de hotelaria, onde a tecnologia é cada vez mais relevante. O crescimento constante da internet das coisas (IoT) oferece grandes vantagens e vários aplicativos, que dão impulso à inovação e ao crescimento da indústria. Porém, com mais dispositivos, também surgem necessidades de gerenciar cada um deles, as redes e os dados de forma segura, para isso os administradores devem contar com soluções que os ajudem a realizar estes processos.

As soluções e dispositivos de IoT ajudam a melhorar a conectividade nos locais e também facilitam o fluxo dos dados. Tal como o crescimento da IoT alavancou as smart cities, o mesmo acontece nos hotéis, que cada vez mais buscam criar quartos inteligentes para seus hóspedes, permitindo a personalização e conexão dos usuários, ao mesmo tempo em que permitem ao hotel digitalizar e tornar mais eficiente a gestão das suas redes. Com soluções como a Connected entry, para fechaduras wireless de portas, os administradores de hotéis podem utilizar equipamentos de última geração conectados à IoT para acesso aos quartos, para que a segurança da sua organização seja mais fácil de gerenciar.

Wi-Fi poderoso para os desafios do presente e do futuro

Sem dúvida, uma boa conectividade no hotel não garante só a satisfação do cliente, mas o processamento dos dados da rede e dos usuários. Com um Wi-Fi em boas condições, os aplicativos conectados aos hotéis recebem informação confiável sobre o hóspede, sem interrupções. E uma boa conexão de Wi-Fi já é determinante para que uma pessoa escolha ou não se hospedar em um hotel. Pesquisa feita pelo site de acomodações Booking.com mostra que para 50% dos viajantes brasileiros entrevistados a conexão à internet é um item essencial na hora de escolher um hotel, superando inclusive itens como frigobar (apontado por 46% dos respondentes), piscina (39%) e restaurante (35%).

Devido à alta demanda de rede IP, tornou-se imprescindível contar com soluções que ofereçam capacidade para otimizar as redes hoteleiras, com robustez e estabilidade. Tecnologias como Wi-Fi 6 ajudam não apenas a coletar a informação e manter o funcionamento adequado de portas automáticas ou o acionamento do ar-condicionado, mas também oferecem ao hóspede a segurança e confiança de poder estar conectado a uma rede de grande velocidade, a qualquer momento e lugar do hotel e assim poder compartilhar sua experiência, o que é primordial na era digital.

A experiência dos hóspedes será primordial na reativação econômica do setor hoteleiro, já que as pessoas estão começando a viajar mais, porém sempre com a confiança de viajar seguros. Neste sentido, é fundamental que estas e outras tendências sejam consideradas pelos donos de hotéis, bem como pelos provedores de serviços, na tentativa de fornecer estadas completas, com conectividade e segurança.

Esteban Hernández, responsável na CommScope pelas áreas de hotelaria e provedores de serviço da CommSope no México.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile