A Datasul, multinacional brasileira de software de gestão empresarial integrada, foi destaque em estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral. De acordo com a pesquisa, baseada em indicadores que compõe o grau de internacionalização de corporações brasileiras, a companhia é a 29° empresa nacional com presença mais significativa no exterior.
Citada pela segunda vez consecutiva no ranking, a Datasul está ao lado de companhias como Natura, Votorantim e Usiminas. Segundo Paulo Caputo, diretor de Novos Negócios da empresa, o bom desempenho no estudo é resultado de uma estratégia natural que a Datasul adotou ao buscar a evolução e a solidez de seus negócios e após estrear no mercado de capitais. ?Para uma empresa que acabou de abrir capital ou para qualquer companhia que quer crescer, a internacionalização não é uma escolha. É uma obrigação?, afirma o executivo.
Com presença no México, Argentina, Chile e Colômbia; a Datasul possui operações no exterior há mais de 15 anos e atende clientes em toda a América Latina, Estados Unidos e Canadá. Este ano, a companhia realizou investimentos da ordem de US$ 6 milhões na ampliação de sua rede internacional e na criação de um suporte a clientes de língua hispânica. Também estabeleceu parceria com a empresa norte-americana SalesForce.com, iniciando atuação no Vale do Silício. ?A Datasul vende para clientes globais. E se quer atendê-los, tem que saber atender fora?, completa Caputo.