TÜV Rheinland Brasil e ITS oferecem certificação internacional para softwares

0

A TÜV Rheinland do Brasil, em parceria com o ITS – Instituto de Tecnologia de Software, começa a oferecer no Brasil, a partir de janeiro a certificação de softwares com base na norma ISO/IEC 12119. Trata-se de uma certificação internacional que determina a realização de diversos testes para quesitos ligados à funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenção e portabilidade do produto.

?Esta é a primeira vez que os softwares brasileiros serão testados e certificados em laboratórios do País. Isto porque nossas instalações estão adequadas às rigorosas exigências de qualidade estabelecidas por esta norma?, explica Luís Augusto Spadotto, diretor de operações da TÜV Rheinland do Brasil. Como resultado dos testes laboratoriais será produzido um relatório, que depois de aprovado pelos especialistas da TÜV Rheinland do Brasil, permitirá a emissão de um Certificado de Conformidade do software à norma ISO/IEC 12119, no qual se atesta o cumprimento dos requisitos informados em sua especificação e embalagem.

O ITS, por sua vez, tem todo interesse em assegurar a qualidade e eficiência das soluções de tecnologia da informação nacionais, pois com isto as credencia para o mercado externo e contribui para ampliar o volume de exportações nacionais. ?Desde 1999, o Centro de Qualidade e Teste de Software do ITS vem desenvolvendo atividades voltadas à qualidade de produtos e de processos de software. Com esta parceria, o laboratório de avaliação e testes de software do ITS continua a desenvolver suas atividades, agora em novas instalações, para atender a certificação de software de empresas nacionais?, relata José Vidal Bellinetti, diretor do ITS.

O diretor de operações da TÜV Rheinland do Brasil acrescenta que o produto certificado utilizará na embalagem e nos materiais promocionais o selo TÜV / ITS – Software Certificado para ter a credibilidade requerida por mercados exigentes como o americano e europeu, para os quais é fundamental a ISO/IEC 12119.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.