Publicidade
Início Notícias Telefônica expande oferta de fibra óptica a 370 mil domicílios

Telefônica expande oferta de fibra óptica a 370 mil domicílios

0
Publicidade

A Telefônica começa a oferecer em janeiro do próximo ano os serviços de banda larga, TV por assinatura e voz através de fibra óptica em oito cidades do interior de São Paulo e 20 bairros da capital. Vale lembrar, a fibra estava disponível para 40 mil domicílios na região dos Jardins, na capital. Com a expansão, atingirá 370 mil residências do estado.
Com isso, a velocidade da banda larga nas regiões atendidas pode ser de 8 Mbps a 30 Mbps. O novo serviço permitirá fazer vídeo chamadas e enviar mensagens texto.
TV por assinatura
Juntamente com a maior oferta de banda, a TVA passa a oferecer nesta rede, em um pacote conjunto com a Telefônica, o serviço de "TV por fibra", como prefere chamar Leila Loria, diretora geral da TVA, temendo que o termo IPTV seja confundido com os serviços de TV pela web, que não apresentam boa qualidade de vídeo. O serviço está em teste em cerca de mil residências nos Jardins. A novidade é que o serviço passa a contar com alta definição, inclusive de conteúdos oferecidos sob demanda.
A TVA oferecerá os canais por assinatura, canais abertos em alta definição, pay-per-view e uma locadora virtual com cerca de 500 títulos. Os preços dos conteúdos sob demanda serão parecidos dos praticados no pay-per-view, ou seja, R$ 6,90 por título. "Mas estamos negociando a possibilidade de cobrar uma assinatura que dá direito a todo o conteúdo", diz Leila. Além disso, alguns conteúdos, como shows, devem ser oferecidos gratuitamente. Em relação à oferta de canais HD no line-up, Leila diz que está negociando com a Fox e deve ter o segundo canal em alta definição da HBO, que deve contar com conteúdo dos canais Warner e Sony.
Através do próprio controle remoto, será possível ainda acessar conteúdos do portal Terra, como informações do trânsito e meteorologia, por exemplo. Ressalte-se que o decoder HD lançado pela TVA este ano conta com uma porta de rede que, por enquanto, não é usada. No momento do lançamento, a operadora prometeu serviços futuros em conjunto com o Terra. Segundo Leila, o serviço deve demorar um pouco mais para chegar a estes assinantes.
O preço, segundo Leila, deve continuar sendo o praticado entre os assinantes dos Jardins: R$ 399,00, incluindo ligações locais ilimitadas, banda larga e TV. Apenas o VOD deve ser cobrado à parte.
Outra novidade é que toda a rede bidirecional da TVA passa a oferecer o serviço de banda larga de até 16 Mbps.
Já o DVR, que TVA descontinuou em 2007, deve voltar a ser oferecido aos assinantes no segundo trimestre de 2009. "Já com alta definição e maior capacidade de armazenamento", diz Leila.
Lar digital
A idéia da Telefônica com o empacotamento dos serviços trafegando na rede de fibra é ampliar o conceito de "lar digital", expressão usada na apresentação do produto por Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. Seguindo o conceito, a operadora apresentou ainda o equipamento Orby, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2009. Ainda com nome provisório, o equipamento é um "smartphone fixo", que conta com uma pequena tela sensível ao toque e com conexão à Internet. Com ele é possível acessar rapidamente a serviços como YouTube, notícias, guia de restaurantes e de cinema, previsão do tempo etc.
Loja virtual
Segundo Antonio Valente, como é "quase impossível descrever a sensação de usar a banda de 30 Mbps", a Telefônica lança ainda este ano a primeira loja conceito da Telefônica no Brasil. Segundo Valente, não se trata de um ponto de venda dos produtos da operadora, mas de um ambiente de demonstração das tecnologias e serviços.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile