Anvisa confirma prorrogação do prazo de implantação da rastreabilidade de medicamentos

1

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu suspender o prazo para a primeira etapa do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos – SNCM, inicialmente previsto para o final deste ano. A chamada rastreabilidade dos medicamentos.

Essa primeira fase consistia na entrega, pelas indústrias farmacêuticas, de três lotes rastreáveis para realização de testes.  A decisão da Anvisa levou em conta a necessidade de dar continuidade às discussões sobre os riscos inerentes ao compartilhamento de dados gerados pela rastreabilidade, bem como dos elevados custos envolvidos na implementação do sistema.

O objetivo do SNCM é controlar toda movimentação do medicamento, por unidade, através de um número único de identificação (IUM), desde o processo de fabricação até a venda, a fim de combater a falsificação de medicamentos, roubo de cargas e venda ilegal, a sonegação de impostos e o contrabando. Foi instituída pela Lei nº 11.903/09, que determinou a Anvisa o prazo gradual de três para implantar o sistema,  a Anvisa editou a RDC nº 54/2013, publicada em 11/12/2013.

1 COMENTÁRIO

  1. Em vários países do mundo, princialmente na Europa e até no Brasil, funciona com excelência um Sistema de Rastreabilidade de alimentos baseado no interesse e exigências dos Consumidores e dos Produtores, obrigando a sua adoção. Este exemplo poderia funcionar como modelo para a área de medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.