Publicidade
Início Blogueria Automatize tudo que for possível

Automatize tudo que for possível

0
Publicidade

O velho ditado que tempo é dinheiro está cada dia mais na moda, quando levamos esse conceito para dentro do ambiente de tecnologia das empresas ganha-se proporções ainda maiores, qualquer alteração nos sistemas de produção realizados de maneira manual é um verdadeiro monstro consumidor de horas de trabalho e de indisponibilidade de sistemas.

Quando multiplicamos o tempo da equipe de negócios parada impossibilitada de gerar receita, dos negócios perdidos e dos custos da equipe de TI envolvidos nas mudanças chegamos a grandes somas de dinheiro, evidente que esses fatores são geradores de um clima estressante que envolve toda a companhia.

Mesmo com todo esse histórico, muitas empresas ainda resistem em automatizar seus processos de desenvolvimento de sistemas, seus sistemas de homologação e principalmente o deploy para a produção, acredita-se que as ferramentas disponíveis são caras e pouco confiáveis, certamente essa opinião são dos profissionais que tem dificuldade em se atualizar e temem perder o emprego.

A boa notícia que o custo das ferramentas com a troca do modelo de pagamento por licenciamento por pagar pelo uso e simplificação na implantação está revolucionando o mercado, os fabricantes perceberam que seus custos proibitivos limitavam a utilização e que derrubar os concorrentes custava mais caro do que baixar os valores e ganhar mercados até então inacessíveis.

Para as empresas que adotaram a automatização como meta a ser perseguida, perceberam que a vantagem da automação não limita-se apenas na economia financeira, ela tornou-se crucial para a liberação das equipes que passavam boa parte do seu tempo planejando mudanças, riscos e fallback para a dedicação em outras atividades como: a criação de novos processos, na melhoraria dos existentes e focar na qualidade por exemplo.

A quebra do paradigma não para por ai, os reflexos são sentidos no desempenho das equipes, no clima organizacional e claro nos custos da empresa. Portanto para quem ainda tem medo de perder o emprego ou não acredita na automação é melhor tomar cuidado com os concorrentes, eles certamente conquistarão o mercado que você morre de medo de perder.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile