Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft planeja criar joint venture na China para fornecer versão ‘local’ do...

Microsoft planeja criar joint venture na China para fornecer versão ‘local’ do Windows 10

0
Publicidade

A Microsoft revelou que planeja trabalhar com um parceiro chinês para acelerar a adesão ao Windows 10 no país asiático. A fabricante de software disse na quarta-feira, 16, que vai criar uma joint venture para esse fim com a China Electronics Technology Group (CETC), empresa estatal que fornece tecnologia para órgãos militares chineses e também a empresas. A criação da nova empresa na realidade amplia o acordo de parceria da Microsoft com CETC, anunciado em setembro.

A nova empresa, chamada provisoriamente de C&M Information Technologies, terá sede em Pequim e vai licenciar, implantar, gerenciar e fornecer suporte técnico para o Windows 10 a agências governamentais e instituições estatais, segundo Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo do Windows e dispositivos da Microsoft, em um blog lançado para coincidir com coletiva de imprensa realizada em Pequim, na quarta-feira.

A joint venture é parte da estratégia da Microsoft para reduzir o número de parceiros na China, incluindo o gigante chinês das buscas Baidu, devido à série de dificuldes que ela e várias fornecedoras de tecnologia norte-americanas têm enfrentado no país.

O Windows é amplamente utilizado na China, mas, em razão do elevado número de versões piratas do sistema operacional no país, não gera nenhuma receita para a empresa. Além disso, recentemente a Microsoft passou a ser investigada sobre a forma como distribui o software, bem como se viu diante da decisão do governo de proibir a compra de PCs equipados com o Windows 8 por agências federais.

Os problemas da Microsoft e de outros fornecedores de hardware e software se intensificaram após documentos vazados pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, Edward Snowden, que revelaram que produtos fabricados por empresas norte-americanas têm sido usados para espionagem.

A paceria inicial da Microsoft com a CETC foi anunciada durante uma visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Seattle, onde fica a sede da empresa, e descrita como um esforço para manter uma versão “local” do Windows 10 para clientes no governo chinês e as empresas estatais que operam infraestruturas críticas.

Em seu post no blog da empresa, Mehdi disse que a nova empresa terá exclusividade para licenciar uma configuração específica do Windows 10, desenvolvida para clientes chineses, que inclui recursos como software antivírus selecionado pelo governo central. “Ela também vai buscar o feedback dos clientes do governo para o desenvolvimento de versões futuras do software”, disse ele, segudo o The Wall Street Journal. O executivo acrescentou, porém, que a Microsoft não tem planos de enfraquecer a segurança do Windows 10, e manterá a propriedade da tecnologia.

A criação da joint venture está sujeita à aprovação regulamentar dos órgãos chineses, disse a Microsoft.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile